Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoppen, Norbertopt_BR
dc.contributor.authorGuadagnin, Luís Albertopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-03T06:00:00Zpt_BR
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29342pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa avalia o impacto da aprendizagem organizacional de duplo circuito na concepção do SITAGRO-RS (Sistema de Informação Tributária sobre a Agropecuária do Rio Grande do Sul). Foram constituídos dois Grupos de Controle e dois Grupos Experimentais, compostos por dezoito Fiscais de Tributos Estaduais da Secretaria da Fazenda do Estado. Todos os Grupos foram convidados a aperfeiçoar o diagnóstico prévio contendo as disfunções da Administração Tributária do Setor Primário e a definir as características básicas do Sistema de Informação a ser implementado para aumentar a eficácia da Seção de Produção Primária - SEPRIM, órgão da Secretaria da Fazenda. Fez-se incidir apenas sobre os Grupos Experimentais o estímulo ao autoquestionamento das normas que orientam o funcionamento da organização, através da realização de atividades teórico-práticas versando sobre as transformações em curso no papel do Estado e da Administração Pública e nos Sistemas de Informação. O referencial teórico compreende: a questão da eficácia, aprendizagem organizacional, revolução digital, concepções econômicas do Estado, visões de Administração Pública e sistema de informação organizacional. Com base na revisão de literatura e em atividades exploratórias, foi concebido o modelo de análise. O construto teórico relaciona os atributos da Administração Tributária associados às dimensões Era Industrial e Era Digital. A análise das definições produzidas evidencia que os Grupos de Controle conceberam um Sistema de Informação propenso a consolidar as estruturas e as práticas inerentes à Era Industrial. Os Grupos Experimentais conferiram ao SITAGRO-RS predominância de atributos associados à Era Digital. Conclui-se que a institucionalização do estímulo à aprendizagem organizacional de circuito duplo contribui para ampliar a eficácia da Administração Tributária.pt_BR
dc.description.abstractThis research evaluates the impact of organizational apprenticeship of double circuit in the conception of SITAGRO-RS (Tributary Information System of Agriculture and Cattle Raising in Rio Grande do Sul). Two Groups of Control and two Experimental Groups were constituted, composed of eighteen Inspectors of State Tributes of the Treasury State Department. All Groups were invited to improve the previous diagnosis containing the malfunctions of Tributary Administration of Primary Sector and to define the basic characteristics of the Information System to be implemented to raise the efficacy of the Primary Production Section - SEPRIM, an organ of the Treasury Department. Only over the Experimental Groups was made to fali the stimulus of self questioning of the norms that orient the functioning of the organization, through the performing of theoretical and practical activities dealing with the transformations in course of the role of the State and Public Administration and Information Systems. The theoretical references comprise: the efficiency issue, organizational apprenticeship, digital revolution, economic conceptions about the State, Public Administration visions and organizational information system. Grounded in the revision of literature and in exploratory activities, the model of analysis was conceived. The theoretical frame lists the attributes of Tributary Administration associated to Industrial Era and Digital Era dimensions. The analysis of the definitions produced evidence that the Control Groups conceived an Information System disposed to the consolidation of the structures and the practices inherent to the Industrial Era. The Experimental Groups conferred to SITAGRO-RS predominance of attributes associated to the Digital Era. We conclude that the institutionalization of stimulus to organizational apprenticeship of double circuit contributes to enlarge the efficiency of Tributary Administration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAvaliação do impacto da aprendizagem de circuito duplo na concepção de um sistema de informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLagemann, Eugeniopt_BR
dc.identifier.nrb000300108pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2000pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples