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Alianças estratégicas voltadas para o mercado internacional nas empresas do pólo ervateiro no norte do RS

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Alianças estratégicas voltadas para o mercado internacional nas empresas do pólo ervateiro no norte do RS

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Título Alianças estratégicas voltadas para o mercado internacional nas empresas do pólo ervateiro no norte do RS
Autor Storti, Adriana Troczinski
Orientador Fensterseifer, Jaime Evaldo
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Agroindústria
Competitividade industrial
Erva-mate
Organização industrial
Rio Grande do Sul
[en] Chain of value
[en] International competitiveness
[en] Maté industry
[en] Strategic alliances
Resumo Países têm mudados suas políticas econômicas. As formas de governança tidas como protecionistas são discutidas quanto a sua eficácia como modelos de gestão atuais, obrigando a todos, estados, empresas, indivíduos, a compreenderem a amplitude e profundidade de mudanças rápidas e grandiosas em seus vários aspectos. Muitas empresas não se sentem prontas para sozinhas assumirem estes novos desafios; por isto, um crescente número de alianças vem se formando em vários lugares do mundo, buscando reforçar competências e sanar deficiências para então competir e sobreviver. O Pólo Ervateiro do Norte Gaúcho, considerado como um centro de produção do Estado do Rio Grande do Sul, é o objeto deste estudo. Buscou-se conhecer as características individuais das empresas que executam processo de industrialização e comercialização, sob o aspecto de cadeia de valores e condutores de singularidade (Porter 1989); e o quanto estas empresas se assemelham para futuramente poderem se unir buscando novos mercados, inclusive internacionais, os quais oferecem grandes oportunidades. Ao final, o trabalho apresenta um quadro dos grupos de empresas afins, tipos de alianças que se adequam às suas realidades, etapas de processos que cada grupo deverá desenvolver com base nas suas características, para que possam se inserir no mercado internacional, e uma análise do nível de dificuldade que provavelmente os grupos enfrentarão no desenvolvimento e gerenciamento das alianças.
Abstract The world is not closed and unknown anymore. The governance forms considered as protectionists are discussed as for its effectiveness as current administration models, forcing to ali, states, companies, individuais, to understand it the width and depth of fast and huge choices in their several aspects. A lot of companies don't feel ready for alone to assume these new chailenges; then, a crescent number of alliances are getting together in several places of the world, searching for to reinforce competences and to cure dificiencies overcome to compete and to survive. The Pólo Ervateiro Gaúcho, considered as a center of production of the State of Rio Grande do Sul, is the object of this study. It was tried to know the individual characteristics of the companies that execute industrialization process and commercialization, under the aspect of chain of values and drivers of singularity (Porter, 1989); and how much these companies resemble each other for hereafter to be able to join looking for new markets, besides international, ones which ofter great opportunities. At the end, the work presents a picture of the groups of similar companies, types of alliances that can be adapted to their realities, stages of processes that each group should develop base in their characteristics, so that they can interfere in the international market, and an analysis of the levei of difficulty that probably the groups will face in the development and administration of alliances.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29345
Arquivos Descrição Formato
000337305.pdf (18.99Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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