Repositório Digital

A- A A+

A leitura e a atuação do professor das séries iniciais

.

A leitura e a atuação do professor das séries iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A leitura e a atuação do professor das séries iniciais
Autor Albuquerque, Michele Pereira
Orientador Sturm, Ingrid Nancy
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Assunto Leitura
Séries iniciais
[es] Años iniciales
[es] Lectura
[es] Profesor
Resumo Este trabalho refere-se à importância da aquisição da leitura para a construção do conhecimento e da vida futura dos alunos e o papel do professor das séries iniciais neste processo. São trazidos para discussão teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas em diferentes escolas, com professores que atuam nessa área, percebe-se que esses não possuem, como principal preocupação em sala de aula, a aprendizagem da leitura, por acomodação e talvez por medo de aplicar o pouco que já sabem, porque possuem pouco domínio. Esta pesquisa analisa os relatos do que está sendo feito em sala de aula, por quem está diretamente envolvido nesse processo – os professores de séries iniciais, assim como os recursos teóricos que os apóiam, o seu modo de estimular as crianças para interferir no processo de aquisição da leitura. Enfim, o trabalho busca refletir sobre a importância da atuação do professor nesse processo, através de algumas estratégias que foram abordadas para melhor desenvolver a leitura com os alunos em sala de aula.
Resumen Este trabajo se refiere a la importancia de la adquisición de la lectura para la construcción del conocimiento y de la vida futura de los alumnos y la función del profesor de los años iniciales. Son traídos para la discusión teóricos como Paulo Freire, Maria Helena Martins, Sílvia Terzi, Marisa Lajolo, Maria Aparecida Pauliukonis, Regina Zilbermann e Ingedore Koch. A partir de entrevistas realizadas en diferentes escuelas, con profesores que actúan en esa área, percibiese que ellos no poseen, como principal preocupación en aula, el aprendizaje de la lectura, por comodidad y tal vez por miedo de aplicar lo poco que saben, porque poseen poco dominio. Esta pesquisa analiza los relatos de lo que está siendo hecho en aula, por quién está directamente envuelto en ese proceso – los profesores de los años iniciales, así como los recursos teóricos que los apoyan, su modo de estimular a los niños para interferir en el proceso de adquisición de la lectura. En fin, el trabajo búsqueda pensar sobre la importancia que la actuación del profesor en ese proceso, a través de algunas estrategias que fueran mencionadas para mejor desarrollar la lectura con los alumnos en aula.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29348
Arquivos Descrição Formato
000775782.pdf (675.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.