Repositório Digital

A- A A+

Famílias vivenciando o risco de vida do filho

.

Famílias vivenciando o risco de vida do filho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Famílias vivenciando o risco de vida do filho
Autor Ribeiro, Nair Regina Ritter
Orientador Elsen, Ingrid
Co-orientador Luz, Anna Maria Hecker
Data 1999
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Pós-Graduação em Enfermagem.
Assunto Criança : Familia : Risco de vida : Assistencia de enfermagem : Unidade de terapia intensiva pediatrica : Interacionismo simbolico
Resumo A autora faz um estudo de natureza qualitativa que busca compreender a trajetória da família que vivencia o risco de vida do filho, e utiliza os pressupostos do Interacionismo Simbólico, para a compreensão desta trajetória. O método utilizado para a coleta de dados é o da observação participante e entrevistas. Os sujeitos são seis famílias que vivenciam o risco de vida de um dos filhos e intemação na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de um Hospital Geral de Porto Alegre. O processo de análise é indutivo e conhecido como análise compreensiva dos dados, cujos resultados desvelam um processo dinâmico na trajetória da família, apresentados em três temas: "Percebendo que algo não está bem e mobilizando-se" - período pré-hospitalização; "Concentrando a atenção no filho doente: vivenciando a hospitalização" - período da hospitalização da criança; e "Construindo e reconstruindo o cotidiano: reorganizando-se após a alta" - a volta da família ao seu mundo cotidiano. O presente estudo converge para a ampliação do conhecimento sobre famílias e seu processo de viver e ser saudável, oferecendo subsídios à enfermagem que desenvolve assistência junto às famílias e às crianças em risco de vida.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/2936
Arquivos Descrição Formato
000241150.pdf (35.45Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.