Digital Repository

A- A A+

Gestos musicais no ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri : análise e comparação de gravações

DSpace/Manakin Repository

Gestos musicais no ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri : análise e comparação de gravações

Show full item record

Statistics

Title Gestos musicais no ponteio nº 49 de Camargo Guarnieri : análise e comparação de gravações
Author Matschulat, Josias
Advisor Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Date 2011
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Subject Análise musical
Execução musical
Guarnieri, Camargo, 1907-1993
Abstract in Portuguese No presente trabalho, dez gravações do Ponteio n° 49 de Camargo Guarnieri (1907- 1993) foram analisadas e comparadas com o objetivo de encontrar traços interpretativos comuns bem como características singulares. A teoria dos gestos musicais de Robert Hatten amparou a análise do conteúdo gestual inferido da partitura. Os dados de tempo e dinâmica foram extraídos das gravações com o auxílio de softwares especializados, resultando em gráficos. A audição crítica das gravações juntamente com a observação dos gráficos permitiu estabelecer a existência de características comuns a todas as gravações analisadas, tais como a hierarquização dos gestos e a realização de ênfases expressivas principalmente através de desvios agógicos e inflexões dinâmicas. A análise também revelou elementos diferenciais, tais como concepções aparentemente diversas na interpretação de tópicas, divergência entre os andamentos médios das gravações, oscilação de andamento no decorrer da execução, e diferentes projeções da hierarquia gestual.
Abstract This study presents a comparison of ten recordings of Ponteio No. 49 by Camargo Guarnieri (1907-1993) aiming to find common and unique interpretative features. Robert Hatten's theory of musical gestures has provided the theoretical framework for score analysis based on gestural content. Time and dynamic data were extracted from the recordings with the aid of specialized software for generating graphs. Critical auditions in conjunction with observation of the graphs demonstrated the existence of common features such as hierarchization of gestures brought out by agogic deviations and dynamic inflexions as well as the realization of expressive emphases through agogic and dynamic expansions. The analysis also revealed diverse conceptions of topics, divergences between the average tempos, fluctuation of tempo throughout the performances, as well as different projections of gestural hierarchy.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/29422
Files Description Format View
000777400.pdf (3.918Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.