Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZawislak, Fernando Claudiopt_BR
dc.contributor.authorDionisio, Paulo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2011-06-08T05:59:54Zpt_BR
dc.date.issued1976pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29433pt_BR
dc.description.abstractO Método Keller é analisado como uma possível solução para os problemas do ensino bãsion de Fisica na Univer sidade. feita uma descrição minuciosa do sistema e expie -se sua fundamentação teórica, com base nos principios da Teoria do Reforço. descrita uma experiencia em que se comparam alunos submetidos ao Método Keller e ao ensino convencional por aulas expositivas, quanto aos seguintes aspectos: nivel de aquisição de conhecimentos, retenção dos conhecimen tos adquiridos, indice de aprovações, índice de desistências, atitude perante a Fisica e opinião sobre o curso. Não se verificou melhoria apreciável nos niveis de aprendizagem e de retenção, embora ocorresse um aumento no Indico de aprovações. Os alunos mostraram-se, em geral, fa voráveis ao novo sistema de ensino. Os alunos das turmas Keller declararam dispender mais tempo no estudo de Fisica, o que, em alguns casos, po de ter prejudicado seu desempenho em outras disciplinas. Observou-se ainda que o sistema, da forma como vem sendo usado, prende demasiadamente o aluno ao livro de texto, não estimulando a pesquisa por conta prépria em outras fon tes de informação. Conclui-se que o Método Keller é uma alternativa vá lida para o ensino. Ao optar pelo novo sistema, o professor deve ainda levar em conta a disponibilidade de tempo e de recursos para a produção do material necessãrio, bem co mo a existência de monitores em niimero suficiente.pt_BR
dc.description.abstractAn analysis is mede of the Keller Plan as a solution to problems of teaching basic Physics at University levei. The system is described in detail, including its basis in Reinforcement Theory. An experiment is described in which students following the Keller Plan were compared with others following the same course given by conventional lectures. Comparison was based on the following measures: level of achievement; levei of retention; pass rate; rate of withdrawals; opinion about Physics; opinion about the course. While an increase in the pass rate was obtained, this was not reflected in any appreciable improvement in the levels of achievement or retention. In general, the students showed themselves favorable to the new system of instruction. The students in the groups following the Keller Plan reported that they had spent more time studying Physics, which, in some cases, could have had adverse effects on their performance in other disciplines. It was also observed that the system, in its present form, focusses the student too closely on the textbook, not stimulating the search for other sources of information. It is concluded that the Keller Plan can be used to provide a viable system of instruction at this level but that, before opting to use it, consideration should be given to the availability of time and resources for production of the necessary material, and to the availability of proctors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFísica geralpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleO método Keller e sua aplicação no ensino de física geral na universidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000263731pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1976pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples