Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTourrucoo, Fabriciopt_BR
dc.contributor.authorRatnieks, Ianespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-09T06:00:08Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29467pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscar realizar uma breve análise do desempenho do varejo brasileiro e principalmente uma aplicação da metodologia proposta por Box e Jenkins (1976) ao setor, no período compreendido entre o primeiro trimestre de 1998 e terceiro de 2010. Para isso, foi selecionada, como objeto de aplicação da metodologia, a série de receita líquida operacional deflacionada da empresa Lojas Americanas S.A. Quanto ao varejo no Brasil, notou-se um ritmo de crescimento acelerado do segmento, acima da média dos demais setores, em especial após o ano de 2002. Analisando-se a série de receitas da companhia também foi possível perceber ritmos distintos de crescimento, destacando-se uma aceleração a partir do ano de 2005. Após a análise preliminar do objeto de estudo, partiu-se para aplicação da metodologia proposta, visando alcançar o melhor modelo para previsão da receita da companhia. Após diferentes tratamentos para tornar a série em questão estacionária, chegou-se a quatro modelos distintos. Efetuando-se comparações entre as previsões destes modelos e os valores de fato observados para os três primeiro trimestres de 2010, selecionou-se o modelo ARIMA(1;0;12)+bˆ natal +aˆ , estimado a partir da série com tratamento prévio para a questão da tendência ao crescimento notada na série em questão após o ano de 2004. Esta modelagem obteve os resultados mais satisfatórios em relação a previsão, superestimando os valores reais, em média, em apenas 4,85%.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to briefly analyze the retail business in Brazil and mainly to apply the Box and Jenkins (1976) methodology to this sector in the period between the first quarter of 1998 and the third of 2010. To accomplish that, the net revenue time series of Lojas Americanas S.A. was chosen as object of interest. Concerning the retail business in Brazil, it was observed that it has been growing at a faster pace than other sectors in the country, especially after the year 2002. Considering the net revenue of the company it was also possible to perceive distinct paces of growing, observing a faster pace after the year 2005. After this brief analysis, the Box and Jenkins methodology was used to find the best model for forecasting the net revenue of the company. Different approaches to the non-stationary original series were taken, originating four possible models. Performing a comparison between the forecasts of these models and the actual verified values for the three first quarters of 2010, the model ARIMA(1;0;12)+bˆ natal +aˆ , generated from the series with previous treatment for the accelerated rate of growth noted in the series after the year 2004, was selected. That modeling had much more satisfactory results regarding forecasts, overestimating the real values, in average, by just 4,85%.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTime seriesen
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectBox and jenkins methodologyen
dc.subjectSéries temporaispt_BR
dc.subjectLojas Americanas S.Aen
dc.subjectModelo de previsãopt_BR
dc.subjectRetail businessen
dc.subjectForecasten
dc.titleMétodos de previsão : aplicação da metodologia de box e jenkins ao varejo brasileiro – o caso das Lojas Americanas S.A.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776968pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples