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dc.contributor.authorTrevisol, Daisson Josépt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Maria Beatriz Cardosopt_BR
dc.contributor.authorKarnopp, Zuleica Maria Patríciopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-10T06:00:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn1413-8123pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29518pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo qualiquantitativo sobre propaganda de medicamentos em escola de medicina do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa estudantes de medicina, professores médicos e pacientes dos ambulatórios da escola, totalizando 1.231 entrevistas. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de técnica de grupo focal, e a quantitativa pela aplicação de questionário. Entre os professores médicos, 53,6% consideraram que nunca ou raramente são influenciados pela indústria farmacêutica, e 53,7% afirmaram acreditar que os colegas profissionais o são. Entre os estudantes, 43,2% acreditam que, no futuro, como médicos graduados, raramente ou nunca serão influenciados, mas 42,0% acreditam que os médicos são sempre ou frequentemente influenciados. Para 41,7% deles, as informações dos representantes da indústria farmacêutica são boas ou ótimas; 74,8% relataram que a indústria farmacêutica poderá contribuir para sua prática profissional. A distribuição de brindes e amostras grátis está entre as principais técnicas de abordagem. Há pressão do preceptor na escolha do medicamento a ser prescrito, e apesar de não ter sido observada repercussão direta da influência da indústria farmacêutica nos ambulatórios da escola, a forma como se escolhem os medicamentos a serem prescritos não é, de modo geral, racional.pt
dc.description.abstractThis is a quali-quantitative study on drug advertisement in a Medicine school in Santa Catarina state. Participants were medicine students, faculty physicians and patients of school ambulatories, totaling 1,231 interviewees. The focal group technique was used to the qualitative research; the quantitative research with a semistructured questionnaire. 53.6% of the faculty physicians considered they were rarely or never influenced by the propaganda, and 53.7% claimed their colleagues are. Among the students, 43.2% believe that, after graduated, they will rarely or never be influenced; while 42.0% believe that graduated are always or frequently influenced. For 41.7%, the information given by the representatives of the pharmaceutical industry is good or excellent. Also, 74.8% reported that the pharmaceutical industry will be able to contribute for their professional practice. This study identified that the distribution of free drug samples are one of the main advertising and propaganda techniques used by the pharmaceutical industry; as there is a certain pressure of the medical preceptor upon the choice of the prescription; although no direct impact of the influence of the pharmaceutical industry on the ambulatories was observed. Drug prescription is usually not rational.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 15, supl. 3 (nov. 2010), p. 3487-3496pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedicamentospt_BR
dc.subjectMedicinesen
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectPropagandaen
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_BR
dc.subjectPharmaceutical industryen
dc.subjectRational drug useen
dc.titleA propaganda de medicamentos em escola de medicina do Sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDrug advertisement in a medicine school in the Southern of Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000775655pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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