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O comportamento do consumidor de nível superior de produtos lácteos funcionais

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O comportamento do consumidor de nível superior de produtos lácteos funcionais

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Estatísticas

Título O comportamento do consumidor de nível superior de produtos lácteos funcionais
Autor Leite, Rodrigo de Carvalho
Orientador Revillion, Jean Philippe Palma
Co-orientador Barcellos, Julio Otavio Jardim
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Agronegócio
Alimento funcional
Alimentos funcionais
Consumidor
[en] Consumer behavior
[en] Functional dairy
Resumo Nesta pesquisa procurou-se esclarecer aspectos relacionados ao comportamento do consumidor de nível superior de produtos lácteos funcionais através de uma survey via Internet. Obteve-se uma amostra de 423 consumidores, sendo que 42,1% pertencentes ao sexo masculino e 57,9% do sexo feminino, com idade predominante entre 25-44 anos (68,6%), com renda familiar predominante entre 3-10 SM (48%), sendo 29,8% com ensino superior e 70,2% com pós-graduação. Os principais resultados auferidos neste estudo indicam o seguinte comportamento de consumo: i) a maior frequência de consumo é de iogurtes que contém micro-organismos probióticos para regular a flora intestinal; ii) o benefício oferecido pelo ingrediente funcional mais valorizado nessa categoria de produtos é relacionado ao consumo de fibras alimentares: auxílio no funcionamento do intestino, contribui para o equilíbrio da flora intestinal e auxília na redução da absorção do colesterol; iii) a principal motivação de consumo está relacionada à manutenção de hábitos de vida saudáveis; iv) a fonte de informação mais relevante para o consumidor final, em relação as características e benefícios dos alimentos funcionais, é a leitura do rótulo dos produtos; v) o principal fator relacionado a confiança/credibilidade nos benefícios auferidos pelo consumo dos produtos lácteos funcionais é relacionado a percepção da tradição da empresa ou da tradição da marca dos produtos; vi) entre as pessoas de maior influência na consolidação da confiança do consumidor para o consumo de lácteos funcionais destacam-se os membros da família. A pesquisa também identificou o grau de satisfação dos entrevistados em relação ao nível de informação disponível no mercado sobre produtos lácteos funcionais: verificou-se que 38,5% dos consumidores consideram-se “nem satisfeitos e nem insatisfeitos”, seguidos de 25,8% que consideram-se “insatisfeitos” e “muito insatisfeitos”. Por fim, também foi questionado o grau de satisfação relacionados com os benefícios percebidos após o consumo dessa categoria de produtos: apenas 6,9% da amostra considera-se “muito insatisfeito” e “insatisfeito” contra 54,9% dos respondentes que se consideram “satisfeitos e muito satisfeitos”.
Abstract This research aimed to explain issues related to dairy products consumer graduate behavior by internet survey. We gathered a sample of 423 consumers, those were 42,1% male and 57,9% females; aged among 25 and 44 years old (68,6%) and family income among 3 and 10 minimum wage (48%), those were 29,8% undergraduate and 70,2% graduate. The main results achieved from this study indicate the following costumer behavior: i) the most intake product is the yoghurt that have probiotic microorganisms to regulate the gut flora; ii) the most valuable functional ingredient in this product category, according to the benefits offered, is the dietary fibers; iii) the major intake reason is the maintenance of healthier eating behavior; iv) the most relevant source information for the final consumer, about features and benefits of functional foods, is the reading of the nutrition facts label; v) the main factor related to trust / credibility of the benefits obtained by the intake of functional dairy products is related to perception of company's or brand product; vi) family members stand out on consolidation of consumer confidence among people of the most influence for the consumption of functional dairy products. The survey also identified the level of satisfaction among surveyed people about the level of information available on the market about functional dairy products: it was observed that 38,5% of consumers consider themselves "neither satisfied nor unsatisfied", followed by 25,8% whose consider themselves "unsatisfied" or "very unsatisfied". Lastly, it was asked the level of satisfaction related to perceived benefits after the intake of this product category: only 6,9% of the sample consider themselves "very unsatisfied" and "unsatisfied" compared to 54,9% of surveyed whose consider themselves "satisfied and very satisfied".
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29527
Arquivos Descrição Formato
000776686.pdf (1.589Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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