Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRevillion, Jean Philippe Palmapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Rodrigo de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-11T06:00:58Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29527pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa procurou-se esclarecer aspectos relacionados ao comportamento do consumidor de nível superior de produtos lácteos funcionais através de uma survey via Internet. Obteve-se uma amostra de 423 consumidores, sendo que 42,1% pertencentes ao sexo masculino e 57,9% do sexo feminino, com idade predominante entre 25-44 anos (68,6%), com renda familiar predominante entre 3-10 SM (48%), sendo 29,8% com ensino superior e 70,2% com pós-graduação. Os principais resultados auferidos neste estudo indicam o seguinte comportamento de consumo: i) a maior frequência de consumo é de iogurtes que contém micro-organismos probióticos para regular a flora intestinal; ii) o benefício oferecido pelo ingrediente funcional mais valorizado nessa categoria de produtos é relacionado ao consumo de fibras alimentares: auxílio no funcionamento do intestino, contribui para o equilíbrio da flora intestinal e auxília na redução da absorção do colesterol; iii) a principal motivação de consumo está relacionada à manutenção de hábitos de vida saudáveis; iv) a fonte de informação mais relevante para o consumidor final, em relação as características e benefícios dos alimentos funcionais, é a leitura do rótulo dos produtos; v) o principal fator relacionado a confiança/credibilidade nos benefícios auferidos pelo consumo dos produtos lácteos funcionais é relacionado a percepção da tradição da empresa ou da tradição da marca dos produtos; vi) entre as pessoas de maior influência na consolidação da confiança do consumidor para o consumo de lácteos funcionais destacam-se os membros da família. A pesquisa também identificou o grau de satisfação dos entrevistados em relação ao nível de informação disponível no mercado sobre produtos lácteos funcionais: verificou-se que 38,5% dos consumidores consideram-se “nem satisfeitos e nem insatisfeitos”, seguidos de 25,8% que consideram-se “insatisfeitos” e “muito insatisfeitos”. Por fim, também foi questionado o grau de satisfação relacionados com os benefícios percebidos após o consumo dessa categoria de produtos: apenas 6,9% da amostra considera-se “muito insatisfeito” e “insatisfeito” contra 54,9% dos respondentes que se consideram “satisfeitos e muito satisfeitos”.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to explain issues related to dairy products consumer graduate behavior by internet survey. We gathered a sample of 423 consumers, those were 42,1% male and 57,9% females; aged among 25 and 44 years old (68,6%) and family income among 3 and 10 minimum wage (48%), those were 29,8% undergraduate and 70,2% graduate. The main results achieved from this study indicate the following costumer behavior: i) the most intake product is the yoghurt that have probiotic microorganisms to regulate the gut flora; ii) the most valuable functional ingredient in this product category, according to the benefits offered, is the dietary fibers; iii) the major intake reason is the maintenance of healthier eating behavior; iv) the most relevant source information for the final consumer, about features and benefits of functional foods, is the reading of the nutrition facts label; v) the main factor related to trust / credibility of the benefits obtained by the intake of functional dairy products is related to perception of company's or brand product; vi) family members stand out on consolidation of consumer confidence among people of the most influence for the consumption of functional dairy products. The survey also identified the level of satisfaction among surveyed people about the level of information available on the market about functional dairy products: it was observed that 38,5% of consumers consider themselves "neither satisfied nor unsatisfied", followed by 25,8% whose consider themselves "unsatisfied" or "very unsatisfied". Lastly, it was asked the level of satisfaction related to perceived benefits after the intake of this product category: only 6,9% of the sample consider themselves "very unsatisfied" and "unsatisfied" compared to 54,9% of surveyed whose consider themselves "satisfied and very satisfied".en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectFunctional dairyen
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.subjectAlimento saudávelpt_BR
dc.titleO comportamento do consumidor de nível superior de produtos lácteos funcionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBarcellos, Julio Otavio Jardimpt_BR
dc.identifier.nrb000776686pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos e Pesquisas em Agronegóciospt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Agronegóciospt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples