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Catulo, Donga, Sinhô e Noel : a formação da canção popular urbana brasileira

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Catulo, Donga, Sinhô e Noel : a formação da canção popular urbana brasileira

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Título Catulo, Donga, Sinhô e Noel : a formação da canção popular urbana brasileira
Autor Leite, Carlos Augusto Bonifácio
Orientador Fischer, Luís Augusto
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Canção popular
Cearense, Catullo da Paixão 1863-1946.
Donga 1890-1974.
Linguagem musical
Literatura brasileira
Literatura e Música
Música popular brasileira
Rosa, Noel 1910-1937.
Sinhô 1888-1930.
Resumo Este trabalho visa, inspirado na obra-prima de Antonio Candido, Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880, a traçar um arco da formação da canção popular urbana no Brasil, sempre considerando as instâncias do autor, do público e da obra como indícios de um sistema cancional. Escolhi como balizas, para investigar a existência e a força desses indícios, as obras de quatro importantes cancionistas, quais sejam, Catulo da Paixão Cearense, Donga, Sinhô e Noel Rosa. Para tal, reuni dados de seus contextos, para compreender como se comportava da noção de autor no campo da canção popular, perscrutei as formas de divulgação e as tecnologias existentes à época, para mensurar a quantidade de público que estaria no horizonte de suas criações, e, por meio do modelo de análise e das proposições de Luiz Tatit, examinei se a linguagem da canção popular urbana já estava estabilizada e poderia servir de moeda comum e liame entre autores e público.
Abstract This work aims, inspired by the Antonio Candido’s masterpiece, Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880, to drawn an arc of urban popular song formation in Brazil, always considering the instances of author, audience and work of art as evidences of an urban song system. I´ve chose as landmarks, to investigate the existence and the power of these evidences, the works of four important songwriters, namely, Catulo da Paixão Cearense, Donga, Sinhô and Noel Rosa. For this, I´ve studied their contexts to comprehend how the authorship notion behaved in the popular song field, I´ve inquired about the ways of divulgation and technologies existents at that time to measure how much audience they could count for their creations and, by the Luiz Tatit’s analysis model and propositions, I´ve examined if the popular song language was stabilized and may be used how currency exchanged and bond between authors and audience.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29578
Arquivos Descrição Formato
000777402.pdf (1.125Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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