Repositório Digital

A- A A+

Gestão da mudança : a unificação da área de serviços a pessoas da Braskem no Rio Grande do Sul

.

Gestão da mudança : a unificação da área de serviços a pessoas da Braskem no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão da mudança : a unificação da área de serviços a pessoas da Braskem no Rio Grande do Sul
Autor Santos, Moreno Becker
Orientador Lovison, Aida Maria
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Estudo de caso
Gestão da mudança
Gestão organizacional
Gestão por processos
[en] Change management
[en] Process management
[en] Shared services
Resumo As fusões e aquisições criam procedimentos diferenciados dentro da empresa controladora. Voltado para esta realidade, o presente estudo analisou o processo de unificação da Área de Serviços a Pessoas na Braskem/RS e as ferramentas utilizadas nesta ação. Teve como principal objetivo buscar alternativas para a solução de problemas gerados pela ausência de padronização nos processos (atividades e procedimentos) que englobam o setor, a fim de selecionar quais métodos são aplicáveis ao trabalho de unificação e sugerir soluções face aos problemas persistentes. A estruturação da análise se deu a partir de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, onde a estratégia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso através das técnicas de levantamento de dados da Análise Documental, Entrevistas Semi-Estruturadas e a Observação Participante. Dentre os principais resultados destacam-se a ausência de ferramentas de controle das atividades internas do setor e o curto espaço de tempo após a unificação que dificulta uma análise mais profunda sobre a Área de Serviços a Pessoas.
Abstract Mergers and acquisitions create different procedures within the parent company. Facing this reality, the present study examined the unification process inside the Shared Services Area at Braskem/RS and the tools used in this process. The main objective was to seek alternatives for solving problems caused by the lack of standardization in the processes (activities and procedures) that comprise the sector, to select which methods are applicable to the work of unification and to suggest solutions to persisting problems. The structuring of the analysis was made from an exploratory research, with a qualitative approach, where the search strategy used was the case study through the techniques of data collection of documentary analysis, semi-structured interviews and participant observation. Among the key findings, the highlights are the lack of tools to control internal activities and the short period of time after the unification, which hinders a deeper analysis on the Shared Services Area.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29592
Arquivos Descrição Formato
000768835.pdf (1.246Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.