Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLovison, Aida Mariapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Moreno Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-17T05:59:56Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29592pt_BR
dc.description.abstractAs fusões e aquisições criam procedimentos diferenciados dentro da empresa controladora. Voltado para esta realidade, o presente estudo analisou o processo de unificação da Área de Serviços a Pessoas na Braskem/RS e as ferramentas utilizadas nesta ação. Teve como principal objetivo buscar alternativas para a solução de problemas gerados pela ausência de padronização nos processos (atividades e procedimentos) que englobam o setor, a fim de selecionar quais métodos são aplicáveis ao trabalho de unificação e sugerir soluções face aos problemas persistentes. A estruturação da análise se deu a partir de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, onde a estratégia de pesquisa utilizada foi o Estudo de Caso através das técnicas de levantamento de dados da Análise Documental, Entrevistas Semi-Estruturadas e a Observação Participante. Dentre os principais resultados destacam-se a ausência de ferramentas de controle das atividades internas do setor e o curto espaço de tempo após a unificação que dificulta uma análise mais profunda sobre a Área de Serviços a Pessoas.pt_BR
dc.description.abstractMergers and acquisitions create different procedures within the parent company. Facing this reality, the present study examined the unification process inside the Shared Services Area at Braskem/RS and the tools used in this process. The main objective was to seek alternatives for solving problems caused by the lack of standardization in the processes (activities and procedures) that comprise the sector, to select which methods are applicable to the work of unification and to suggest solutions to persisting problems. The structuring of the analysis was made from an exploratory research, with a qualitative approach, where the search strategy used was the case study through the techniques of data collection of documentary analysis, semi-structured interviews and participant observation. Among the key findings, the highlights are the lack of tools to control internal activities and the short period of time after the unification, which hinders a deeper analysis on the Shared Services Area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChange managementen
dc.subjectGestão organizacionalpt_BR
dc.subjectProcess managementen
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectGestão da mudançapt_BR
dc.subjectShared servicesen
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.titleGestão da mudança : a unificação da área de serviços a pessoas da Braskem no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000768835pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples