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Análise do novo sistema de contratação, licitação e gestão de contratos da Caixa Econômica Federal à luz do conceito de transparência

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Análise do novo sistema de contratação, licitação e gestão de contratos da Caixa Econômica Federal à luz do conceito de transparência

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Título Análise do novo sistema de contratação, licitação e gestão de contratos da Caixa Econômica Federal à luz do conceito de transparência
Autor Alves, Viviane Soares
Orientador Demarco, Diogo Joel
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Bens e serviços
Caixa Econômica Federal.
Portal corporativo
Processo de contratação
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo identificar a colaboração do novo Portal de Contratações da CAIXA para o aumento da transparência do processo de contratação de bens e serviços desta empresa. Analisaram-se as percepções dos empregados envolvidos no processo assim como o próprio Portal. A coleta de dados foi realizada através de análise documental, observação e entrevistas semi-estruturadas, dados estes que foram analisados através de análise de conteúdo. Para análise da transparência do processo, foram estudados os requisitos de acessibilidade, facilidade de uso, qualidade da informação e auditabilidade, onde foi identificado que o novo Portal de Contratações da empresa proporciona visibilidade ao processo somente ao conferir acesso e uso fácil pelos seus usuários e acompanhamento e controle de demandas. Para fins de conferir maior transparência ao processo, o Portal deve ser aprimorado no que tange à qualidade de conteúdo e informações geradas e documentabilidade do processo, de forma a conferir um caráter mais qualitativo às suas operações do que quantitativo, somente. O estudo também se dispôs a verificar a melhoria do processo a partir da implantação do novo sistema, analisando a eficiência do processo de compras públicas, especialmente, onde se verificou que o Portal de Contratações aliado ao Pregão Eletrônico, como modalidade licitatória padrão para compras de bens e serviços comuns, pode conferir maior celeridade e redução de custos operacionais do processo. A conclusão do estudo mostra que, na empresa estudada, a transparência do processo de contratação de bens e serviços pode ser melhorada a partir do aprimoramento da documentabilidade e da qualidade de informação gerada pelo Portal. Além disso, por se tratar de uma fase inicial de implantação do sistema, a adoção de uma gestão estratégica, que avalie, acompanhe e gerencie os passos de implementação do projeto pode auxiliar a empresa a alcançar os objetivos propostos pela nova ferramenta.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29640
Arquivos Descrição Formato
000768925.pdf (1.445Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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