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dc.contributor.advisorBrodbeck, Angela Freitagpt_BR
dc.contributor.authorVoltz, Angelo Alvespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-18T06:02:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29643pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste na elaboração do Balanced Scorecard, através dos preceitos determinados por Robert S. Kaplan e David P. Norton (1997), de modo que este funcione como sistema de medida da performance operacional na empresa estuda. Para isso, será apresentado o embasamento teórico referente à metodologia do Balanced Scorecard e seus desdobramentos. Após, serão avaliados os elementos presentes na estratégia da organização, como missão, visão, valores e fatores críticos de sucesso e, a seguir, desenvolvidos objetivos estratégicos e indicadores de desempenho, os quais foram elencados nas quatro perspectivas do Balanced Scorecard, apresentando relações de causa e efeito que, posteriormente, foram graficamente representadas pelo mapa estratégico. Através desta pesquisa se propõe apresentar quais atividades fundamentais devem ser acompanhadas pelos gestores, visando o sucesso no alcance dos objetivos da organização.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectDesempenho operacionalpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.titleProposta de implantação do balanced scorecard como instrumento de medida de desempenho operacional em uma empresa de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000768937pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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