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Contribuição para a avaliação do valor da sustentabilidade empresarial na companhia Natura Cosméticos S/A

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Contribuição para a avaliação do valor da sustentabilidade empresarial na companhia Natura Cosméticos S/A

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Título Contribuição para a avaliação do valor da sustentabilidade empresarial na companhia Natura Cosméticos S/A
Autor Fernandes, Eduardo Silveira
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão socioambiental
Sustentabilidade empresarial
[en] Intangible assets
[en] Social and environmental management
[en] Sustainability
Resumo O presente estudo analisa, a partir da adaptação de um modelo existente, o valor da sustentabilidade em uma empresa de cosméticos. Atualmente o sistema produtivo passa por mudanças profundas, em busca de um modelo de crescimento sustentável. Entretanto ainda é difícil estimar o retorno dos investimentos em sustentabilidade, visto que toda empresa, a não ser que por imposição do estado ou do mercado, somente fará aportes de capital em projetos que gerem lucros futuros. A sustentabilidade, quando reconhecida e valorizada pelos stakeholders, equivale a um ativo intangível da Companhia, assim como a marca e a reputação. Mensurando o valor da empresa como um todo, a partir do modelo de fluxo de caixa descontado, e, em seguida, deduzindo-se o valor dos ativos tangíveis, se obtém, por consequência, os intangíveis. Resta, então, estimar o quanto destes ativos intangíveis corresponde ao valor agregado pela responsabilidade socioambiental. Com o intuito de verificar o valor da sustentabilidade na Natura S/A, o estudo sugere que ao estimar o valor dado por cada grupo de interesse aos aspectos socioambientais, é possível considerar que este valor percebido corresponde ao valor da sustentabilidade na empresa. Realizando algumas simplificações a partir do cenário ideal, a fim de viabilizar a aplicação do modelo, foi calculado o valor da sustentabilidade e os resultados analisados demonstram que é crescente a importância de uma gestão voltada para o desenvolvimento sustentável; e que as empresas que souberem visualizar estas oportunidades e agir, tendem a colher bons resultados.
Abstract This study examines, from the adaptation of an existing model, the value of the sustainability in a cosmetics company. Currently, the production system undergoes profound changes, in the search for a sustainable growth model. However, it is still difficult to estimate the return of sustainability investments, since every company, unless it is imposed by a state or the market, will only invest in projects that generate future profits. The environmental responsibility, when it is recognized and valued by the stakeholders, is equivalent to an intangible asset of the Company, as well as brand and reputation. Measuring the value of the company as a whole, from the model of discounted cash flow, and then deducting the value of tangible assets, it is obtained the intangibles. It remains then to estimate how many of these intangible assets represents the value added of the environmental responsibility. In order to check how much the sustainability value at Natura S/A, the study suggests that when estimating the value given by each group of interest to environmental aspects, it is arguable that this perceived value is the value of sustainability in business. Making some simplifications from the ideal scenario, in order to enable the application of the model, it was calculated the value of sustainability and the analyzed results showed the increase of the importance of managing toward sustainable development; and also that companies which are able to view this opportunity and take action, tend to reach good results.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29651
Arquivos Descrição Formato
000769069.pdf (4.509Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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