Repositório Digital

A- A A+

Elaboração de um modelo de desempenho fundamentado no balanced scorecard (BSC) : um estudo de caso em uma empresa do ramo de tecnologia da informação (TI)

.

Elaboração de um modelo de desempenho fundamentado no balanced scorecard (BSC) : um estudo de caso em uma empresa do ramo de tecnologia da informação (TI)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elaboração de um modelo de desempenho fundamentado no balanced scorecard (BSC) : um estudo de caso em uma empresa do ramo de tecnologia da informação (TI)
Autor Rocha, Giovana Iguiny da
Orientador Brodbeck, Angela Freitag
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Balanced scorecard
Indicadores de desempenho
Planejamento estratégico
[en] Balanced scorecard
[en] Organizational objectives
[en] Performance rates
[en] Strategic guidelines
[en] Strategic map
[en] Strategic planning
Resumo Este estudo teve como principal objetivo construir um modelo de balanced scorecard(BSC) para uma empresa localizada em Porto Alegre/RS, do ramo de tecnologia da informação e consultoria, chamada NTConsult Tecnologia e Consultoria Ltda. O que envolveu o conhecimento prévio não apenas de BSC, como também de planejamento estratégico. O BSC consiste em uma ferramenta gerencial, desenvolvida por Robert S. Kaplan e David P. Norton, utilizada para traduzir a estratégia de uma empresa em objetivos, metas e iniciativas, buscando a compreensão e o engajamento de todos os seus colaboradores, cuja avaliação é realizada através da utilização de indicadores de desempenho. Os objetivos da empresa são apresentados através de quatro perspectivas equilibradas - financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizagem e crescimento, que interagem entre si devido às relações de causa e efeito existentes entre os mesmos. O planejamento estratégico consiste em uma ferramenta de gestão capaz de estabelecer os norteadores estratégicos (missão, visão, valores, etc.) da empresa, permitindo o maior conhecimento do papel, objetivos e inspirações da mesma pelos seus stakeholders, bem como a escolha da estratégia mais adequada à organização. O seu desenvolvimento consiste na base desse trabalho, portanto, na base do BSC, que foi construído de acordo com todo o conhecimento adquirido com essa ferramenta. Após a definição dos norteadores estratégicos, através do desenvolvimento de um planejamento estratégico, e dos objetivos e seus respectivos indicadores através do BSC, esse trabalho foi concluído com a construção de um mapa estratégico buscando a comunicação da estratégia, através de uma representação gráfica, para todos os atores responsáveis pelo alcance dos resultados almejados, ou seja, todos os colaboradores da empresa. A metodologia utilizada para a execução desse estudo foi uma pesquisa qualitativa, classificada como estudo de caso. E a forma de coleta das informações consistiu na realização de entrevistas individuais e reuniões com os principais componentes do núcleo gerencial da empresa.
Abstract The main aim of this study was to construct a model of balanced scorecard (BSC) for a company in Porto Alegre, RS/Brazil, specialized in information technology and consultancy, the NTConsult Tecnologia e Consultoria Ltda. Therefore, knowledge of BSC and strategic planning was needed. BSC is a managerial tool developed by Robert S. Kaplan and David P. Norton used to translate a business’ strategy into aims, targets, and initiatives to have all collaborators commitment; its assessment is done by performance rates. The business targets are presented by four balanced approaches: the financial, the customer’s, internal processing, and learning and growth interacting due to the existing cause-effect relationship. Strategic management is a tool that allows viewing the main business’s strategies (mission, vision, values, etc.), thus enabling a better knowledge of their role, goals, and inspiration by stakeholders and choosing the best organizational strategy. This study is based on a BSC. After defining the strategic guidelines by a strategy guidelines and the establishment of a strategic plan using BSC, this study presents a strategic map aiming at communicating this graphic representation to all coworkers responsible for reaching the results aimed at by the company. The method used in this study is qualitative, a case study. Data were obtained by interviews and in meetings with the main members of the business CEOs.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29662
Arquivos Descrição Formato
000769116.pdf (540.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.