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Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida

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Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida

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Título Rádio Atlântida : emissora versus ouvintes : estudo aplicado sobre a percepção objetivada e a compreendida
Autor Borba, Thiago Figueiredo
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marca
Programação de rádio (Comunicação)
Rádio (Comunicação) : Porto Alegre (RS)
Resumo O objeto de estudo da presente monografia é a Rádio Atlântida e a percepção de sua marca, abrangendo programação, comunicadores, hábitos do ouvinte de rádio jovem FM, relacionamento entre marca e público, entre outros. O objetivo é aferir se a percepção almejada pelos profissionais responsáveis pelo produto e marketing é a mesma percebida pelo público alvo. Para atingir tal objetivo foi aplicada uma pesquisa qualitativa exploratória, buscando descrever a percepção de dois públicos fundamentais nesse processo: ouvintes e profissionais diretamente ligados às áreas de produto e marketing. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo, juntamente com os dados secundários pesquisados e a observação do autor sobre o conteúdo específico, que proporcionaram os elementos necessários para a viabilidade do estudo.
Abstract The study object of the present paper is Atlantida radio and its brand perception, including programming, communicators, habits of young FM radio listeners, the relationship between brand and audience, among others. The goal is to verify whether the desired perception by the professionals responsible for product management and marketing is the same as that perceived by the target audience. To achieve this goal an exploratory qualitative research has been applied, aiming to describe the two fundamental public perception in this process: listeners and professionals directly related to the areas of product and marketing. Data analysis was performed using the technique of content analysis, along with surveyed secondary data and the author's observation about specific contents, which provided the necessary elements for study feasibility.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29664
Arquivos Descrição Formato
000769582.pdf (1.035Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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