Repositório Digital

A- A A+

Conhecendo o mercado single

.

Conhecendo o mercado single

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conhecendo o mercado single
Autor Ely, Roberta Salengue Bins
Orientador Luce, Fernando Bins
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Consumidor : Comportamento
Tendências
[en] Consumer behavior
[en] Niche
[en] Single
[en] Single household
[en] Trend
Resumo A partir do crescimento dos nichos de consumo em detrimento dos mercados de massa, diversos segmentos paralelos ganham força e se tornam mercados atraentes. É nesse contexto que se manifesta relevante o estudo do nicho single, composto por aquelas pessoas que moram sozinhas. O presente trabalho realizou levantamentos teóricos sobre o comportamento do consumidor, a segmentação de mercado, e o surgimento e a disseminação de tendências. Além desses aspectos, com o objetivo de descrever o mercado de single households, foi incluída no estudo uma pesquisa exploratória, dividida em desk research (levantamento de dados secundários) e entrevistas com especialistas. Alguns dos achados incluem o nível mais elevado de educação formal do referido público e sua disposição em gastar seu dinheiro em lazer, o que inclui bares, restaurantes e viagens. Ademais, houve a constatação do hábito de consumo de serviços, tais como tele-entregas e lavanderias. Ao final, são abertas possibilidades para a realização de novos estudos que venham aprofundar a compreensão do nicho single como mercado em ascensão.
Abstract From the growth of niche markets to the detriment of mass markets, many parallel segments gain strength and become attractive opportunities. It is in this context that the single niche, composed of people who live by themselves, manifests itself as a relevant object of study. This project has raised theoretical information on consumer behavior, on market segmentation, and on the emergence and spread of trends. Beside these aspects, in order to describe the single household market, an exploratory research, divided into desk research (collection of secondary data) and interviews with experts, was included in the study. Some of the findings include a higher level of formal education among the studied public and their willingness to spend their money on leisure, which includes bars, restaurants and travel. Furthermore, it was found that there is a habit, among this public, of consuming services such as deliveries and laundries. Finally, the last part of this study opens possibilities for new studies that can deepen the understanding of the single niche as a rising market.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29669
Arquivos Descrição Formato
000769526.pdf (317.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.