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A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável

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A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável

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Título A influência dos valores pessoais no comportamento socialmente responsável
Autor Campos, Rogério Estrela
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Consumo responsável
Valores pessoais
[en] Personal values
[en] Socially responsible consumption
Resumo O consumidor socialmente responsável é aquele que compra produtos e serviços percebidos como tendo um impacto positivo (ou menos negativo) sobre o ambiente físico ou sobre a sociedade ou aquele que utiliza do poder de compra para demonstrar suas preocupações sociais e ambientais. Mas, será que o consumo socialmente responsável é afetado pelos valores pessoais, aqueles que podem guiar a ação, desenvolver e manter atitudes em relação a objetos e situações relevantes? Este é o objetivo deste trabalho, verificar se os valores pessoais impactam na adoção do consumo socialmente responsável. Para alcançá-lo, utilizou-se duas escalas para operacionalizar estas variáveis: a escala de Vallette-Florence (2004) em relação à variável consumo socialmente responsável e a escala de Rokeach (1973) em relação à variável valores pessoais. Optouse por uma pesquisa quantitativa, na qual foram questionados 221 estudantes universitários em relação a essas variáveis. Os achados demonstram que aquelas pessoas que buscam em sua vida reconhecimento social e uma vida próspera, ou aquele que é ambicioso, que busca ser competente e eficaz para cumprir a sua tarefa, não se correlacionam positivamente em relação à dimensão de consumo socialmente responsável. Os resultados encontrados também mostram que há uma busca da redução do volume de consumo pelos universalistas, aqueles que se preocupam com um mundo de paz, que tem a mente aberta, que buscam a igualdade.
Abstract The socially responsible consumer who buys products and services perceived as having a positive impact (or less negative) on the physical environment or on society or one that uses the purchasing power to demonstrate their social and environmental concerns. But is that socially responsible consumption is affected by personal values, those that can guide action, developing and maintaining attitudes toward relevant objects or situations? This is the objective of this work, verify that the personal values impact the adoption of socially responsible consumption. To achieve this, we used two scales to operationalize these variables: the scale of Vallette-Florence (2004) in relation to the variable and socially responsible consumption scale Rokeach (1973) in relation to the variable values. We chose a quantitative survey in which 221 students were questioned in relation to these variables. The findings showed that those who seek social recognition in life and a prosperous life, or one who is ambitious, seeking to be competent and effective to accomplish its task, do not correlate positively on the extent of socially responsible consumption. The results also show that there is help reduce the volume of consumption by universalists, those who worry about a world of peace, which has an open mind, seeking equality.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29670
Arquivos Descrição Formato
000769549.pdf (620.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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