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Análise da motivação dos funcionários de uma agência bancária do Banco Alfa

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Análise da motivação dos funcionários de uma agência bancária do Banco Alfa

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Título Análise da motivação dos funcionários de uma agência bancária do Banco Alfa
Autor Vargas, Edimilson Costa de
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Silva, Francielle Molon da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Funcionários
Gestão de pessoas
Motivação
Resumo Há algum tempo estamos presenciando uma mudança de paradigmas no comportamento do setor bancário brasileiro, inclusive com a entrada de bancos estrangeiros. As mudanças são significativas, onde os bancos competem por clientes de forma alucinada e estes procuram o melhor para si, como melhores tarifas, taxas de juros mais baixas e melhor qualidade dos serviços, conforme Granemann, Tosta e Rocha (2008). A automação de serviços e a ampla gama de serviços e produtos promoveram grandes avanços no setor de varejo bancário, mas os desafios ainda são grandes. Conquistar a fidelidade dos clientes de uma instituição bancária está na mente dos gestores desta e de qualquer empresa, em qualquer ramo de atuação. Parte deste esforço depende diretamente das forças de trabalho de uma empresa. Mas não basta ter funcionários qualificados, treinados nos produtos da empresa e com formação diferenciada se estes não estão satisfeitos ou seguros para dedicar ao trabalho a atenção que este exige. Este aspecto foi investigado por diversos autores do tema da motivação para o trabalho. Pesquisadores como Maslow, MacClelland e Herzberg elaboraram suas teorias para explicar esta ótica das relações humanas. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a motivação de um grupo de funcionários de uma agência bancária para permanecerem trabalhando nesta instituição, bem como identificar elementos motivadores e possíveis causas de desmotivação ou insatisfação com o trabalho Para tanto, realizou-se uma pesquisa com um grupo de funcionários de uma agência, os quais foram submetidos a um questionário com perguntas objetivas e outras dissertativas, onde tiveram a oportunidade de expressar suas razões para permanecer na empresa ou manifestar motivos de um possível desligamento. Os resultados demonstram que a maioria dos respondentes pretende permanecer na instituição onde planejam construir carreira. Alguns, principalmente entre os mais jovens e recém ingressos, pretendem apenas “um emprego” antes de concluírem sua formação ou serem aprovados em concurso público para algum órgão ou autarquia, ou mesmo na iniciativa privada. Dentre os permanecentes, a maioria apontou a estabilidade como o maior atrativo que a empresa oferece, caracterizando a busca da segurança como fator de motivação. O acúmulo de trabalho e a pressão por atingimento de metas consideradas “abusivas” foi apontado como principais fatores de desmotivação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29724
Arquivos Descrição Formato
000772195.pdf (509.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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