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dc.contributor.advisorScheffer, Angela Beatriz Busatopt_BR
dc.contributor.authorVargas, Edimilson Costa dept_BR
dc.date.accessioned2011-06-25T06:01:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29724pt_BR
dc.description.abstractHá algum tempo estamos presenciando uma mudança de paradigmas no comportamento do setor bancário brasileiro, inclusive com a entrada de bancos estrangeiros. As mudanças são significativas, onde os bancos competem por clientes de forma alucinada e estes procuram o melhor para si, como melhores tarifas, taxas de juros mais baixas e melhor qualidade dos serviços, conforme Granemann, Tosta e Rocha (2008). A automação de serviços e a ampla gama de serviços e produtos promoveram grandes avanços no setor de varejo bancário, mas os desafios ainda são grandes. Conquistar a fidelidade dos clientes de uma instituição bancária está na mente dos gestores desta e de qualquer empresa, em qualquer ramo de atuação. Parte deste esforço depende diretamente das forças de trabalho de uma empresa. Mas não basta ter funcionários qualificados, treinados nos produtos da empresa e com formação diferenciada se estes não estão satisfeitos ou seguros para dedicar ao trabalho a atenção que este exige. Este aspecto foi investigado por diversos autores do tema da motivação para o trabalho. Pesquisadores como Maslow, MacClelland e Herzberg elaboraram suas teorias para explicar esta ótica das relações humanas. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a motivação de um grupo de funcionários de uma agência bancária para permanecerem trabalhando nesta instituição, bem como identificar elementos motivadores e possíveis causas de desmotivação ou insatisfação com o trabalho Para tanto, realizou-se uma pesquisa com um grupo de funcionários de uma agência, os quais foram submetidos a um questionário com perguntas objetivas e outras dissertativas, onde tiveram a oportunidade de expressar suas razões para permanecer na empresa ou manifestar motivos de um possível desligamento. Os resultados demonstram que a maioria dos respondentes pretende permanecer na instituição onde planejam construir carreira. Alguns, principalmente entre os mais jovens e recém ingressos, pretendem apenas “um emprego” antes de concluírem sua formação ou serem aprovados em concurso público para algum órgão ou autarquia, ou mesmo na iniciativa privada. Dentre os permanecentes, a maioria apontou a estabilidade como o maior atrativo que a empresa oferece, caracterizando a busca da segurança como fator de motivação. O acúmulo de trabalho e a pressão por atingimento de metas consideradas “abusivas” foi apontado como principais fatores de desmotivação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectFuncionáriospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleAnálise da motivação dos funcionários de uma agência bancária do Banco Alfapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Francielle Molon dapt_BR
dc.identifier.nrb000772195pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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