Análise do processo de gestão de competências na área de consultoria em serviços da Empresa Byte TI
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A proposta deste estudo foi efetuar uma análise sobre o processo de gestão por competências da empresa Byte TI. A pesquisa focou-se na área de consultoria em serviços buscando entender o processo atual de gestão por competências; entender como os colaboradores estão sendo avaliados; e identificar quais as percepções dos colaboradores, quanto ao processo utilizado. O método escolhido foi um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com ...
A proposta deste estudo foi efetuar uma análise sobre o processo de gestão por competências da empresa Byte TI. A pesquisa focou-se na área de consultoria em serviços buscando entender o processo atual de gestão por competências; entender como os colaboradores estão sendo avaliados; e identificar quais as percepções dos colaboradores, quanto ao processo utilizado. O método escolhido foi um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 10 colaboradores (Gestores e Consultores). Os dados foram tabulados e cruzados buscando-se encontrar as similaridades entre os relatos. Constatou-se a partir dos resultados obtidos a importância estratégica da Gestão por Competências e a necessidade de um mapeamento adequado das competências essenciais e individuais. Percebeu-se ainda através dos resultados da pesquisa, que o modelo alinha-se de uma maneira geral às teorias mais modernas de gestão por competências, entretanto o uso de suas ferramentas internamente encontra-se comprometido e desacreditado pela maioria dos Consultores entrevistados. A maioria dos entrevistados acredita que o processo possa ser melhorado. Por fim, conclui-se que é necessário realizar nova pesquisa, a fim de determinar um panorama geral ampliando a pesquisa às demais áreas da organização. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3125)
Este item está licenciado na Creative Commons License