Repositório Digital

A- A A+

O impacto do Programa de Distribuição de Lucros e Resultados na motivação dos funcionários : um estudo de caso em um banco brasileiro

.

O impacto do Programa de Distribuição de Lucros e Resultados na motivação dos funcionários : um estudo de caso em um banco brasileiro

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O impacto do Programa de Distribuição de Lucros e Resultados na motivação dos funcionários : um estudo de caso em um banco brasileiro
Autor Moura, Denise Elisabete Gorski de
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Gallon, Shalimar
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Funcionários
Motivação
Percepção
Resumo Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando assegurar o sucesso agindo com foco em resultados, senso de urgência e crescente produtividade. Para fazer frente ao aumento da competição global, em um contexto onde é exigida maior flexibilidade e adaptabilidade organizacional, a discussão sobre participação nos lucros e resultados como uma forma de remuneração variável e a influência na motivação do funcionário ganha relevância. Dessa forma, destaca-se um dos principais avanços verificados nas relações trabalhistas nos últimos anos: a participação efetiva dos empregados nos lucros e resultados da organização. Dentro dessa perspectiva a presente pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos funcionários do Banco Alfa, nas agências varejo em Porto Alegre- RS, em relação à PLR. Para tal fim foi aplicado 37 questionários em duas agências de Porto Alegre. Percebeu-se que os funcionários estão satisfeitos com o sistema de distribuição de lucros e resultados, pois influencia na motivação deles. Quanto à importância dada pelos funcionários a PLR em comparação com outras formas de práticas motivacionais, observou-se que os benefícios oferecidos pelo Banco Alfa, a avaliação de desempenho e o reconhecimento são práticas consideradas de grande influência na motivação dos respondentes. Assim, fica como sugestão para a empresa, implementar mecanismos mais agressivos de participação dos funcionários nos resultados da empresa, pois isso pode significar um diferencial competitivo para a organização.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29737
Arquivos Descrição Formato
000772169.pdf (565.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.