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A meritocracia como mecanismo indutor da eficiência no magistério público estadual do RS : mito ou realidade?

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A meritocracia como mecanismo indutor da eficiência no magistério público estadual do RS : mito ou realidade?

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Título A meritocracia como mecanismo indutor da eficiência no magistério público estadual do RS : mito ou realidade?
Autor Leandro, Luis Carlos Tavares
Orientador Demarco, Diogo Joel
Co-orientador Souza Júnior, Roberto Tadeu de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Magistério público estadual
Meritocracia
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar como a implantação da meritocracia no magistério público poderá contribuir para melhorar a qualidade dos serviços educacionais prestados pelas escolas. A partir do estudo de caso, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio São Pio X, localizada no município de Farroupilha/RS, procurou-se identificar os maiores problemas e dificuldades atualmente enfrentados pela escola e de que forma as respectivas soluções poderiam estar relacionadas à implantação de um regime meritocrático de avaliações. Com a pesquisa, buscou-se a percepção dos professores a respeito das possíveis mudanças a serem implantadas por um regime meritocrático, que procure corrigir os principais problemas identificados. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a possibilidade de implantação da meritocracia na educação pública gaúcha enfrentará certa resistência por parte dos profissionais envolvidos, os quais apresentaram desconfiança quanto a sua eficácia na resolução de típicos problemas já enfrentados, mais especificamente no que se refere à remuneração e às condições de trabalho. Indicam também que a meritocracia mais do que benefícios traria potenciais prejuízos a educação, caracterizando-a como um sistema que tem no seu âmago a individualização e a fragmentação, tendendo a gerar como principal resultado a divisão no grupo. Os relatos sugerem que as soluções para os problemas e as dificuldades enfrentadas pelas escolas públicas vão muito além da implantação de um novo método de avaliação de desempenho, passando pela união das forças de todos os envolvidos no processo educacional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29739
Arquivos Descrição Formato
000778838.pdf (428.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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