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dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorDoile, Luiz Fernando Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-25T06:01:32Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29741pt_BR
dc.description.abstractCom o surgimento de grandes aglomerados populacionais surgiu na sociedade moderna um empecilho para o bom fluxo de recursos, as filas. Sejam elas em uma sinaleira, em num banco ou um supermercado, as filas causam desconforto e perda de receitas, tanto para os fornecedores como para os consumidores. Neste estudo, foi aplicado a Teoria de Filas para analisar o problema de congestão em caixas de supermercados. Dois modelos foram explorados (i) representar o sistema por meio de um simples modelo M/M/s de fila única, onde s é o número de caixas disponíveis e (ii) representar o sistema por m modelos M/M/1, paralelos e independentes. Para analisar o desempenho destes modelos foi realizado um estudo de caso no Supermercado Bevilaqua, localizado na cidade de Faxinal do Soturno, interior do Rio Grande do Sul. Os resultados mostraram que o modelo (ii) é o que melhor se adapta à atual realidade da empresa apesar do modelo (ii) ter um bom desempenho, mas ser inviável por exigir um grande espaço para a fila de espera.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.subjectAtendimento ao consumidorpt_BR
dc.titleTeoria de filas : analisando o fluxo de atendimento e o número de atendentes em um supermercadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coStefanello, Marinêspt_BR
dc.identifier.nrb000779029pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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