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O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional

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O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional

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Título O desafio exportador : dificuldades de inserção de micros e pequenas empresas Porto-Alegrenses no comércio internacional
Autor Herrera, William Rudy Steigleder
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Co-orientador Pacheco, Natália Araújo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Exportação
Micro e pequenas empresas
Resumo Do ponto de vista empresarial, as empresas têm entendido como fundamental a participação nos mercados estrangeiros, o que lhes permite aumentar sua competitividade, obter economia de escala e diminuir a excessiva dependência do mercado doméstico. As micro e pequenas empresas brasileiras vêm acompanhando essa tendência, iniciando sua internacionalização pela exportação. Sob a forma de barreiras, obstáculos ou vulnerabilidades das próprias organizações, diversos fatores dificultam este processo. Focando numa amostra específica, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais eram os fatores que dificultam a exportação de produtos de micros e pequenas empresas porto-alegrenses do setor de vestuário. Subsidiariamente, investigaram-se as motivações que levam os empresários a exportar e suas percepções sobre a cultura exportadora. Para o levantamento das informações foi adotada uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. A partir da análise dos dados coletados, estabeleceu-se uma caracterização do problema, verificando-se que para aquelas empresas, as barreiras mais importantes como política cambial, acesso ao crédito e burocracia alfandegária estão vinculadas ao ambiente externo. Por sua vez, as motivações que levam as empresas deste porte a internacionalizar suas atividades não seriam somente conjunturais e de curto prazo. Na opinião dos dirigentes das firmas pesquisadas, incentivos como valorização da marca e aprimoramento da qualidade e competitividade dos seus produtos também estão presentes nas suas estratégias para o mercado externo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29750
Arquivos Descrição Formato
000779057.pdf (378.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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