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"Proposição de melhorias no tratamento automatizado de encomendas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a ótica da Teoria das Restrições"

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"Proposição de melhorias no tratamento automatizado de encomendas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a ótica da Teoria das Restrições"

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Título "Proposição de melhorias no tratamento automatizado de encomendas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sob a ótica da Teoria das Restrições"
Autor Scalabrin, Fernanda Nascimento
Orientador Bandeira, Denise Lindstrom
Co-orientador Tello Gamarra, Jorge Estuardo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão de processos
Teoria das restrições
Resumo Este trabalho é um estudo de caso descritivo que analisa o fluxo de encomendas no Centro de Tratamento de Encomendas de Porto Alegre na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Propõe-se a verificar oportunidades de melhorias no processo de tratamento automatizado de encomendas urgentes e não-urgentes, sugerindo melhorias a partir dos princípios da Teoria das Restrições e da Produção Otimizada. Para a obtenção de dados necessários às análises quantitativas e qualitativas, foi realizado um mapeamento do macro processo da empresa pesquisada, verificação de alocação de efetivo por faixa horária e por setor de atividade, aplicação de questionários nos níveis gerencial, coordenação e operação, a fim de identificar gargalos na linha e a verificar o grau de importância dos processos para os empregados envolvidos na operação.Considerando-se os resultados encontrados, pode-se afirmar que a ECT tem normatizada em seus documentos internos princípios operacionais de sincronização, sequenciamento, integração de processos e melhoria contínua, por exemplo. Contudo, os resultados apontam como principal gargalo da operação o setor de desabastecimento e expedição de carga. Apesar das limitações de pesquisa devido ao fator humano, pode-se afirmar que o presente trabalho conseguiu atingir os objetivos propostos, sugerindo melhorias nos processos de tratamento automatizado de encomendas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29753
Arquivos Descrição Formato
000772360.pdf (929.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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