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Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro

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Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro

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Título Qualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouro
Autor Silveira, Gustavo Luís Fonseca da
Orientador Piccinini, Valmiria Carolina
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Qualidade de vida no trabalho
Trabalho bancário
Resumo O presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no modelo de Walton e seus oito critérios de avaliação. O tema é sem dúvida uma preocupação constante e imprescindível da área de gestão de pessoas em todas as empresas que buscam ser competitivas em mercados cada vez mais globalizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com 43 questões, aplicado aos colaboradores da empresa em novembro de 2010, e analisados quantitativamente e qualitativamente por seu conteúdo. Foi utilizado também material bibliográfico para pesquisa e referência como fonte secundária e um levantamento de informações e histórico da agência. Na sequência, os dados coletados na pesquisa foram tabulados em Excel e analisados em cruzamento com os objetivos, de forma descritiva, gráfica e confrontada com a teoria da literatura. No resultado da análise das perguntas fechadas do questionário verificou-se uma média satisfatória da QVT, o que não confirmou nas perguntas abertas, onde observou-se que a empresa deve incentivar e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, e que as ações promovidas devem ser revistas visando fortalecer a relação da organização com o trabalhador. Levando em consideração que esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, novas pesquisas são necessárias para sustentar estes resultados. Outra proposta é realizar novos estudos e pesquisas nas seguintes direções: clima organizacional e satisfação no trabalho.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29761
Arquivos Descrição Formato
000772468.pdf (618.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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