Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccinini, Valmiria Carolinapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Gustavo Luís Fonseca dapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:09Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29761pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo realizado em uma agência bancária de uma instituição financeira brasileira de grande porte do sul do país e teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos seus funcionários, suas percepções sobre o tema, ações utilizadas e que possam ser implantadas visando sua melhoria. Para tanto, o referencial teórico versou sobre a qualidade de vida no trabalho, abrangendo sua história, conceitos e modelos de avaliação de QVT, com ênfase no modelo de Walton e seus oito critérios de avaliação. O tema é sem dúvida uma preocupação constante e imprescindível da área de gestão de pessoas em todas as empresas que buscam ser competitivas em mercados cada vez mais globalizados. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com a aplicação de um questionário com 43 questões, aplicado aos colaboradores da empresa em novembro de 2010, e analisados quantitativamente e qualitativamente por seu conteúdo. Foi utilizado também material bibliográfico para pesquisa e referência como fonte secundária e um levantamento de informações e histórico da agência. Na sequência, os dados coletados na pesquisa foram tabulados em Excel e analisados em cruzamento com os objetivos, de forma descritiva, gráfica e confrontada com a teoria da literatura. No resultado da análise das perguntas fechadas do questionário verificou-se uma média satisfatória da QVT, o que não confirmou nas perguntas abertas, onde observou-se que a empresa deve incentivar e proporcionar melhores condições de trabalho aos funcionários, e que as ações promovidas devem ser revistas visando fortalecer a relação da organização com o trabalhador. Levando em consideração que esta pesquisa não se propõe a ser conclusiva, novas pesquisas são necessárias para sustentar estes resultados. Outra proposta é realizar novos estudos e pesquisas nas seguintes direções: clima organizacional e satisfação no trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho bancáriopt_BR
dc.titleQualidade de vida do trabalhador bancário : Banco Premium Agência Ouropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000772468pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples