Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPillar, Analice Dutrapt_BR
dc.contributor.authorMeira, Ana Marta Goelzerpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:14Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29782pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa apresenta reflexões, análises e experiências tendo como foco os olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre a partir de articulações transdisciplinares entre psicanálise, educação, arte, cultura, história e urbanismo. O projeto Cidade das Crianças foi o campo no qual foram realizadas atividades artísticas e lúdicas abertas a crianças em espaços públicos e culturais da cidade. Os processos de criação coletiva, a extensão temporal, a repetição, a escuta das crianças e o registro de suas produções, foram os traços que marcaram o trabalho. A experiência da Cidade das Crianças marcou lugares nos quais as crianças encontraram a possibilidade de realizar processos criativos no campo da educação não formal. As trajetórias das crianças foram entrelaçadas à memória da cidade e aos laços sociais que se desdobraram através de suas elaborações e experiências presenciais. Olhares infantis sobre a cidade revelam que para além dos espelhos reais há possibilidades de experenciar a cidade com a criação de laços coletivos sistemáticos, a partir de redes imaginárias e simbólicas que outorgam consistência ao lugar constituinte da infância no espaço público e cultural da cidade.pt_BR
dc.description.abstractThe research presents reflections, analyses and experiences focused on children‟s looks over the city of Porto Alegre based on transdisciplinary articulations between psychoanalysis, education, art, culture, history and urbanism. The project City of Children was the field in which artistic and ludic activities open to children in public and cultural sites of the city were carried out. The processes of collective creation, temporal extension, repetition, listening the children and recording their production were the most noteworthy paths of the work. The experience of City of Children highlighted sites in which children found the possibility of carrying out creative processes in the field of non-formal education. The children‟s trajectories were tied to the city‟s memory and to the social bonds that developed through their elaborations and personal experiences. Infantile looks over the city reveal that beyond real mirrors there are possibilities of experiencing the city with the creation of systematic collective bonds, from imaginary and symbolic networks that grant consistency to the constituting place of childhood in the city‟s public and cultural spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectCultureen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectUrban planningen
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectImageen
dc.subjectPorto Alegreen
dc.titleOlhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre : infância contemporânea, psicanálise, educação e artept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000778489pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples