Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento sustentável e políticas públicas : os impactos socioambientais do Terminal Turístico de Tramandaí

.

Desenvolvimento sustentável e políticas públicas : os impactos socioambientais do Terminal Turístico de Tramandaí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento sustentável e políticas públicas : os impactos socioambientais do Terminal Turístico de Tramandaí
Autor Rosa, Luziana Quadros da
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Desenvolvimento sustentável
Políticas públicas
Turismo
Resumo Para que ocorra o Desenvolvimento Sustentável, nas sociedades é necessária, a atuação dos governantes na elaboração e aplicação de políticas públicas eficazes, em corresponsabilidade com os cidadãos que devem participar na tomada de decisão de implementação de ações, que visam a proteção ambiental, a equidade social e o desenvolvimento econômico. Entretanto é necessário conhecer os impactos socioambientais existentes, pois assim, compreende-se o que ocorreu no passado, buscando conseguir no futuro uma melhor condição de vida para os cidadãos, em equilíbrio ao meio ambiente. Deste modo, essa pesquisa, identificou, através de um estudo de caso, os fatores que geram impactos socioambientais negativos, que estariam impedindo a ocorrência do Desenvolvimento Sustentável na comunidade do Terminal Turístico de Tramandaí, no município de Tramandaí, estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de abordagem qualitativa e sua análise é de conteúdo. Os resultados foram obtidos através de estudo exploratório e bibliográfico, em conjunto com a realização de entrevistas de três gestores públicos e cinco moradores da localidade. Estes resultados evidenciam que, os principais impactos socioambientais negativos encontrados na localidade são: a posse ilegal de terras públicas por moradores, a ameaça ao patrimônio natural causada pelo pisoteamento e retirada de areia das dunas, o excesso de lixo e a poluição sonora produzidos pelos excursionistas. A constatação desses impactos é consequência da falta de planejamento e manutenção de ações administrativas públicas. Como alternativas apresentadas, para que ocorra o Desenvolvimento Sustentável na localidade, está à criação da agenda 21 Local.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29797
Arquivos Descrição Formato
000776148.pdf (506.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.