Repositório Digital

A- A A+

Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)

.

Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise das dificuldades do gestor de uma unidade do Banco Ômega em incentivar dois tipos de funcionários : antigos (pré 1998) e novos (pós 1998)
Autor Meira, Nelcio Dias de
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Silva, Francielle Molon da
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Gestão de pessoas
Motivação : Trabalho
Resumo A motivação dos funcionários afeta significativamente a produtividade e os resultados de uma empresa. Com base nesse aspecto, e como forma de contribuir para o melhor entendimento desse tema, foi levantada a possibilidade de ser realizado um estudo sobre a motivação dos funcionários e as técnicas de incentivo utilizadas pelos gestores. Para tanto, foi escolhida uma unidade do Banco Ômega para a realização do presente trabalho, com o objetivo de analisar as formas de incentivo utilizadas pelo gestor da mesma, e também para verificar a motivação dos funcionários e compará-las, levando-se em consideração a existência de dois tipos de funcionários, novos e antigos. A abordagem de pesquisa utilizada foi a quantitativa, com a aplicação de dois tipos de questionários, um para o gestor da unidade e outro para os demais funcionários. Os dados obtidos foram analisados com base nas teorias sobre motivação de Maslow, Herzberg, McGregor e Vroom. Com a realização da pesquisa ficou demonstrado que o gestor da unidade utiliza-se de vários métodos de incentivo à motivação, mas principalmente analisa cada funcionário, ou seja, busca entender suas expectativas e necessidades, o que confirma as teorias estudadas. O gestor também identificou que os funcionários novos possuem expectativas diferentes dos antigos, e que se baseia nisso para aplicar as técnicas de motivação mais adequadas para os diferentes tipos de funcionários. Quanto à pesquisa realizada com os funcionários, foi constatado que os funcionários novos apresentam índice de motivação diferente dos funcionários antigos, sendo que as expectativas dos dois tipos de funcionários são distintas, pois, enquanto os funcionários novos esperam construir uma carreira dentro da instituição, os antigos prezam mais a segurança do emprego.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29802
Arquivos Descrição Formato
000778588.pdf (181.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.