Repositório Digital

A- A A+

Uma estratégia de marketing de comunicação para uma rede de escolas de idiomas

.

Uma estratégia de marketing de comunicação para uma rede de escolas de idiomas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma estratégia de marketing de comunicação para uma rede de escolas de idiomas
Autor Gruber, Aline Citadin
Orientador Luce, Fernando Bins
Co-orientador Esteves, Priscila Silva
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marketing
Resumo Este trabalho identifica junto à Franqueadora (matriz) da rede de escola de idiomas em estudo, e analisa junto às franquias (unidades) a atual forma de utilização dos compostos comunicacionais. Após esta análise, o estudo propõe uma nova estratégia de marketing de comunicação, à luz do conhecimento teórico sobre fases da organização e considerando também o tamanho (porte) da cidade em que se encontram as unidades franqueadas da rede. Foram identificadas cinco fases pela qual as unidades da rede passam, bem como três tipos de porte de cidade. Foram propostas, dessa forma, dez estratégias diferentes potencialmente de êxito para ser seguido por toda a rede. Há vantagem financeira e de potencial aumento no número de captação de alunos, sendo vantajoso tanto para a Franqueadora quanto para as unidades franqueadas passarem a utilizar uma estratégia de comunicação segmentada por fases da empresa e porte da cidade, deixando de utilizar a atual forma de marketing de comunicação padrão para todos os tipos de franquia, que atualmente independe de fase da empresa ou tamanho de cidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29807
Arquivos Descrição Formato
000778638.pdf (444.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.