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Previsão de irregularidade pós-recape em rodovias do RS : ajuste no modelo HDM-4

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Previsão de irregularidade pós-recape em rodovias do RS : ajuste no modelo HDM-4

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Título Previsão de irregularidade pós-recape em rodovias do RS : ajuste no modelo HDM-4
Autor Lerch, Rafael Lucca
Orientador Nunez, Washington Peres
Data 2002
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Assunto Modelos estatisticos
Pavimentação : Ensaios
Rodovias
Resumo Esta dissertação analisa a evolução da irregularidade longitudinal de pavimentos, devida à execução de recapes em concreto asfáltico. Consideraram-se nove trechos de rodovias, totalizando aproximadamente 265 km, com estruturas representativas da malha viária do Estado do Rio Grande do Sul. Registraram-se irregularidades antes e após o recape, e as reduções medidas foram comparadas com valores previstos pelos modelos linear e bilinear propostos pelo programa HDM-4 do Banco Mundial. As diferenças entre reduções previstas e medidas alertaram para a necessidade de ajuste dos modelos em alguns casos, levando em conta as estruturas dos pavimentos e as espessuras de recape analisadas. Propõe-se nesta dissertação valores para os parâmetros ajustáveis dos modelos, com cuja aplicação foram minimizadas as diferenças entre as reduções medidas e previstas. De forma complementar, desenvolveu-se um estudo de sensibilidade para determinar o efeito que as diferenças, por ventura existentes, entre espessuras projetadas e executadas de recape poderiam ter na redução da irregularidade. Também, por meio de uma análise estatística, obteve-se um modelo para previsão da redução da irregularidade em função da espessura do recape e da irregularidade anterior à execução do mesmo.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2981
Arquivos Descrição Formato
000329912.pdf (2.625Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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