Repositório Digital

A- A A+

Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T

.

Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise do treinamento auto-instrucional no ambiente de agência bancária : estudo de caso na agência T
Autor De Bona, Michele
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Co-orientador Camillis, Patrícia Kinast de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Agência bancária
Treinamento
Resumo Os cursos auto-instrucionais, assim como os demais cursos a distância, vêm sendo cada vez mais utilizados como alternativa para suprir a demanda de treinamento no mundo organizacional, onde o comprometimento das empresas com o desenvolvimento e educação de seus colaboradores passa a ter caráter de vantagem competitiva sustentável. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma agência bancária acerca dos cursos auto-instrucionais oferecidos pela empresa, identificando as principais dificuldades e facilidades presentes na realização dessa modalidade de treinamento, os critérios utilizados na escolha dos cursos e os benefícios proporcionados pelos mesmos. Os principais conceitos que embasaram o estudo se relacionam ao treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) e sua evolução nas últimas décadas; processo de treinamento; treinamento auto-instrucional; e educação corporativa. A pesquisa teve característica exploratória e foi realizada através de um estudo de caso. Os dados, coletados em entrevistas semi-estruturadas com os funcionários da unidade pesquisada e analisados de acordo com uma abordagem qualitativa, mostraram que o treinamento realizado através dos cursos auto-instrucionais representa uma solução rápida e prática para suprir a necessidade mais urgente de conhecimento sobre a crescente gama de produtos da empresa, porém apresenta algumas falhas relacionadas principalmente com o próprio aprendiz e a organização, ajudando a compreender a relação de responsabilidade existente entre a empresa e seus colaboradores e emergindo uma situação onde a falta de correção das falhas presentes no processo impedem a evolução do treinamento e a melhora dos resultados para ambos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29813
Arquivos Descrição Formato
000778763.pdf (311.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.