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Educação ambiental na Escola Municipal Amália Kerber de Não-me-Toque

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Educação ambiental na Escola Municipal Amália Kerber de Não-me-Toque

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Título Educação ambiental na Escola Municipal Amália Kerber de Não-me-Toque
Autor Bueno, Vanderlei
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Co-orientador Bossle, Marilia Bonzanini
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Resumo O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar uma proposta de projeto de educação ambiental a ser desenvolvido por uma escola da rede municipal de ensino do município de Não-Me-Toque, RS, com o estabelecimento de objetivos específicos para se atingir o objetivo principal, sendo desenvolvido em quatro etapas. Na primeira etapa, foi realizado o levantamento teórico e as idéias defendidas pelos principais autores, trazendo a origem da educação ambiental no mundo e no Brasil, a política nacional de educação ambiental e a educação transversal e interdisciplinar. Na segunda etapa, foi investigada como era desenvolvida a educação ambiental na escola objeto de estudo, utilizando a pesquisa e análise documental, além de entrevistas com professores, com a aplicação de um questionário semi-estruturado, onde foi apurada a percepção dos professores sobre a educação ambiental e a metodologia utilizada para o planejamento, aplicação e avaliação das atividades junto aos alunos. Na terceira etapa, com a análise dos resultados, ficou evidenciada a abordagem limitada da educação ambiental em relação ao proposto pela revisão teórica, ficando restrita a atividades relacionadas a um projeto existente em parceria com uma empresa do município. Com esta identificação, chegou-se à quarta etapa, onde foi apresentado um projeto de educação ambiental, com uma proposta de formação de um grupo de discussão formado pelos professores além de atividades interdisciplinares de educação ambiental, contemplando a construção do conhecimento entre aluno e professor, com a identificação de problemas reais e locais, a abordagem das várias dimensões da educação ambiental, a possibilidade de tratamento sob vários aspectos e disciplinas, permitindo uma visão holística, buscando a construção de uma consciência crítica e transformadora. Como conclusão verificou-se que a educação ambiental é assunto cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, permitindo a integração do tema no cotidiano da escola, de forma a buscar a sua permanência e continuidade nas atividades e no ensino escolar, aderente à política nacional de educação ambiental, e adaptada a cada idade e nível de assimilação dos alunos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29830
Arquivos Descrição Formato
000778876.pdf (1.234Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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