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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorSilva, Kismara Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:25Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29836pt_BR
dc.description.abstractO cliente forma a sustentação das estratégias de negócios. Nelas a empresa determina quem, o quê e como irá atender suas demandas. Satisfazer o cliente com estratégia no nível de negócio, ajudada pelo uso da tecnologia da informação, assegura os retornos oriundos do relacionamento com o consumidor de bens e serviços. Partindo dessa premissa, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar a capacidade de gerenciamento do relacionamento com clientes no âmbito de uma empresa do setor de telecomunicações e identificar qual é o papel desempenhado pela tecnologia da informação nesse contexto. A pesquisa foi realizada através de métodos qualitativos, envolvendo análise da literatura sobre estratégia empresarial e planejamento estratégico, tratamento da informação através da tecnologia e gerenciamento de clientes com uso da tecnologia da informação; entrevista com os representantes legais da empresa e seus parceiros comerciais, além do estudo de caso particular. O resultado obtido compreende que a empresa, objeto do presente estudo, tem alto potencial de mercado, constrói suas redes de relacionamento e oferece serviço de alta qualidade e abrangência. Porém, necessita dispor da informação em tempo real para que obtenha visibilidade dos problemas e suas respectivas soluções antes do estímulo do cliente. Para alcançar tal objetivo e manter a estratégia de diferenciação, a empresa tem que priorizar a reestruturação tecnológica das ferramentas Enterprise Resource Planning e Customer Relationship Management que utiliza para aprimorar seus controles; ativar sua plataforma interativa com o cliente e investir, em curto prazo, em recursos humanos para a área administrativa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.titleAnálise e proposição de estratégias de TI para gerenciamento do relacionamento com clientes da empresa Datavag Informática Ltda. : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTello Gamarra, Jorge Estuardopt_BR
dc.identifier.nrb000772510pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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