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Gestão de carreiras : um estudo de caso nas agências de varejo de um banco público

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Gestão de carreiras : um estudo de caso nas agências de varejo de um banco público

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Título Gestão de carreiras : um estudo de caso nas agências de varejo de um banco público
Autor Mendonça, Diego Souza
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Banco
Carreira : Trajetória profissional
Setor público
Resumo A gestão de carreira insere-se no âmbito da gestão de recursos humanos, sendo um processo que ocorre em conjunto entre indivíduo e organização. Em seu escopo, encontram-se a definição de possíveis trajetórias profissionais, os sistemas de valorização e o estabelecimento de critérios de acesso a posições mais valorizadas. Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as percepções dos funcionários de um banco público em relação à gestão de carreiras nas agências de varejo. Para tanto, foram aplicados oitenta e três questionários aos funcionários de cinco agências localizadas na cidade de Rio Grande RS. A partir de uma análise quantitativa, procurou-se levantar o perfil dos funcionários, as percepções sobre o sistema de gestão de carreira da instituição e de como eles administram a própria carreira. Verificou-se que a carreira na instituição cumpre diversos fins, tais como desenvolvimento de funcionários, motivação para o desempenho e controle político do quadro de pessoal. Constatou-se diferenças nas percepções dos funcionários que conseguiram ascender profissionalmente daqueles que ainda não. De modo geral, quanto mais valorizada a posição ocupada pelo indivíduo, maior o seu comprometimento em cumprir os requisitos percebidos como importantes para a ascensão profissional dentro da empresa. Por outro lado, os funcionários ocupantes de posições mais baixas mostraram-se menos satisfeitos com sua carreira, menos adaptados a seu papel organizacional e manifestaram intenção de deixar a empresa em maior quantidade. Sugeriu-se à empresa a adoção de um sistema de valorização baseado na pessoa para funcionários de base, com o objetivo de melhor integrar as expectativas destes com as da empresa.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29848
Arquivos Descrição Formato
000774197.pdf (440.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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