Repositório Digital

A- A A+

Educação para transformação : um estudo das práticas voltadas à gestão de pessoas desenvolvidas pelos gestores participantes do Programa Diálogo do Banco Alfa.

.

Educação para transformação : um estudo das práticas voltadas à gestão de pessoas desenvolvidas pelos gestores participantes do Programa Diálogo do Banco Alfa.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação para transformação : um estudo das práticas voltadas à gestão de pessoas desenvolvidas pelos gestores participantes do Programa Diálogo do Banco Alfa.
Autor Badwan, Laila el Abd Mohamad
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Aprendizagem
Competências
Gerência
Resumo Este estudo objetivou compreender o desenvolvimento de competências gerenciais voltadas à atuação em Gestão de Pessoas como fruto de processos de aprendizagem. Investigaram-se os resultados obtidos por gestores de agência em um grande banco brasileiro quanto à Gestão de Pessoas, a partir da participação em um programa de desenvolvimento de competências gerenciais. Assim, por se tratar de um programa específico, voltado para a organização estudada e discussão das práticas gerenciais, o mesmo se configura como importante elemento de aprendizagem e mudanças no ambiente organizacional, nas suas mais variadas formas. O estudo de caso do “Diálogo”, programa em questão, foi realizado por uma pesquisa de natureza qualitativa que objetivou identificar os resultados gerados pelo Programa Diálogo quanto à Gestão de Pessoas nas unidades do Banco Alfa da Regional Pelotas/RS, a partir da ótica dos gestores participantes. Uma vez que se trata de experiência recente na organização e não há ainda estudos sob essa perspectiva dos gestores, a pesquisa se justifica por ser voltada às atuações dos gerentes quanto à gestão de pessoas, estabelecendo-se a relação entre a teoria e a prática; o que poderá servir como fonte para aperfeiçoamento do curso, validação de resultados, maior participação dos gestores que ainda não realizaram o curso (no caso de haver novas edições) ou mesmo do reconhecimento do “Diálogo” como modelo de ferramenta em sistema de Educação Corporativa com fins de desenvolvimento gerencial, sendo útil até mesmo a outras organizações. Nesse contexto, o estudo discorreu principalmente sobre temas que envolvem os processos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento gerencial, especialmente de competências gerenciais, TD&E e aprendizagem experiencial, bem como sobre o papel do gestor e sua atuação na Gestão Estratégica de Pessoas. Dessa forma, verificou-se que a participação no “Diálogo” provocou mudanças na atuação dos gestores, especialmente quanto à participação das equipes nas decisões e comunicação mais efetiva, mas principalmente foi determinante para que os gestores refletissem mais sobre o papel estratégico que representam na organização e sobre suas práticas em Gestão de Pessoas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29856
Arquivos Descrição Formato
000775995.pdf (393.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.