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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorCapelari, Davi Angelopt_BR
dc.date.accessioned2011-06-28T06:00:30Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29860pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo investigar quais os principais motivos da baixa utilização da Ferramenta de Transações Financeiras Pela Internet (FTF) como ferramenta de movimentação bancária pelos clientes do Banco Alfa da agência de Ilópolis. O público alvo foram os 89 clientes pessoa jurídica do segmento micro e pequena empresa dessa agência, dos quais dez foram selecionados para participar da pesquisa porque não utilizam ou utilizam muito pouco a FTF. A pesquisa mostrou que o baixo nível de utilização da ferramenta para os clientes entrevistados está relacionado ao hábito destes não depositarem os valores de suas vendas, recebidos em cheque, em conta-corrente bancária. Outro forte motivo da não utilização da FTF diz respeito à facilidade de acesso e rapidez no atendimento bancário na agência de Ilópolis. Os clientes demoram, entre os três bancos do município, em média menos de uma hora para fazer seus pagamentos. Percebe-se uma necessidade de ação por parte da agência no sentido de treinar os clientes a utilizarem a ferramenta. Percebe-se também que os clientes entrevistados não possuem bom conhecimento em informática. Essa dificuldade ficou mais evidenciada nos entrevistados com nível de estudo menor. Ficou evidenciado que os clientes entrevistados não têm o hábito de utilizar o sistema de ajuda nem o suporte do 0800. Outro aspecto que foi evidenciado é que a FTF possui uma quantidade muito grande de opções no menu o que parece dificultar a utilização. Quanto à função de ajuda disponibilizada pelo sistema, quando acessada, também apresenta uma quantidade muito grande de respostas tornando difícil e demorado encontrar a orientação desejada gerando perda de tempo e quando encontrada, na maioria das vezes, não é entendida. A forma como a ferramenta está disponível aos clientes hoje parece dificultar o acesso às transações.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços bancáriospt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.titleUm estudo sobre os motivos da baixa utilização do internet banking por clientes de Ilópolispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000774176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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