Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Teniza dapt_BR
dc.contributor.authorSipp, Ettiene Leitept_BR
dc.date.accessioned2011-06-29T06:00:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29872pt_BR
dc.description.abstractEm todo o mundo, nas últimas décadas, o advento da internet e das mídias digitais contribuiu para o declínio do papel da correspondência escrita tradicional. No Brasil, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é a detentora do monopólio legal de exploração do serviço de recebimento, transporte e entrega de cartas, sendo diretamente afetada pela migração de demanda para as novas tecnologias de comunicação. Torna-se importante para a empresa o conhecimento das motivações dos usuários de cartas, uma vez que este consumo persiste, incorporando significados novos, ainda carentes de pesquisas. O presente trabalho busca verificar quais são as motivações dos usuários de cartas na comunicação pessoal. Para isto, pesquisa as necessidades e emoções presentes nesse consumo, a comparação entre as cartas e o e-mail e a disposição para a continuidade desse consumo. Dada a natureza exploratória do estudo, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas em profundidade, semi-estruturadas. Os entrevistados foram selecionados pela técnica da amostragem bola-de-neve, buscando-se o perfil de sujeitos que, mesmo com acesso às novas tecnologias de comunicação, com alguma freqüência optam pela utilização de cartas. A amostra final foi constituída por oito entrevistadas. A análise dos dados ocorreu com base na técnica da análise qualitativa de conteúdo. As considerações resultantes deste trabalho sugerem que as motivações para o uso de cartas estão ligadas ao gosto pela escrita, à experiência sentimental ou afetiva intrínseca ao consumo, à nostalgia e à beleza e requinte das cartas. Quando comparadas aos e-mails, as cartas mostram-se mais apropriadas aos assuntos íntimos ou sentimentais. As cartas parecem ter se tornado parte da vida dos consumidores estudados, que desejam persistir em seu uso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA comunicação através de cartas : motivações para o consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coVedana, Simone Nazarethpt_BR
dc.identifier.nrb000779300pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples