Repositório Digital

A- A A+

Percepção dos alunos de educação a distância via internet : um estudo de caso na unidade de atendimento beta do sistema de crédito cooperativo y

.

Percepção dos alunos de educação a distância via internet : um estudo de caso na unidade de atendimento beta do sistema de crédito cooperativo y

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepção dos alunos de educação a distância via internet : um estudo de caso na unidade de atendimento beta do sistema de crédito cooperativo y
Autor Marques, Cássia Daniela de Assis
Orientador Antonello, Cláudia Simone
Co-orientador Camillis, Patrícia Kinast de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Educação a distância (EaD)
Educação corporativa
Treinamento
Resumo Os benefícios da Educação à Distância - EAD no ambiente corporativo, uma emergente resposta à crescente preocupação com o desenvolvimento do capital humano nas organizações, são facilmente percebidos pelas empresas, mas pouco se sabe ainda sobre o ponto de vista dos alunos a respeito desta modalidade de treinamento. Com o intuito de contribuir com as pesquisas na área de educação corporativa, este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção dos participantes dos treinamentos virtuais de uma unidade de atendimento de um sistema de crédito cooperativo sobre a contribuição dos treinamentos virtuais em seu trabalho. Além disso, buscou-se identificar, na opinião dos alunos estudados, os facilitadores e os obstáculos para a participação nos treinamentos virtuais e quais os tipos de treinamentos entendem poder ser oferecidos no ambiente virtual. Para a consecução desses objetivos foi conduzido um estudo de caso de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados por meio de análise de conteúdo, com abordagem qualitativa. Os resultados foram analisados através da categorização apriorística das respostas e fundamentados pela pesquisa bibliográfica realizada. Ficou explícito o reconhecimento dos alunos sobre a aplicabilidade dos conteúdos dos treinamentos virtuais em seu trabalho. Embora, apontada a flexibilidade de tempo e local de estudos com um aspecto facilitador da EAD, foi exposta também a dificuldade de organização do tempo por parte dos alunos, bem como sua dificuldade na compreensão sobre assuntos mais complexos de forma autônoma. Por fim, corroborou-se que os treinamentos virtuais são bem aceitos em assuntos operacionais de baixa complexidade, sem foco comportamental.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29883
Arquivos Descrição Formato
000778960.pdf (505.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.