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Utilização do Twitter em campanhas de marketing digital

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Utilização do Twitter em campanhas de marketing digital

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Título Utilização do Twitter em campanhas de marketing digital
Autor Silveira, Cristian Rafael da Rocha da
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Co-orientador Pacheco, Natália Araújo
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Marketing digital
Redes sociais
Resumo A internet vem se desenvolvendo cada vez mais e com maior velocidade. Seu crescimento se dá não apenas pelo desenvolvimento tecnológico, mas, sobretudo pelo número de usuários online. Os recursos disponíveis para comunicação online vêm se aperfeiçoando nas ferramentas de interação, possibilitando o crescimento e disseminação do uso das redes sociais digitais. As possibilidades que se abrem para exploração desses recursos em campanhas de marketing digital requerem o conhecimento das redes sociais e a análise do perfil dos usuários a fim de identificar suas necessidades e anseios. Atualmente, o Twitter é uma das redes sociais digitais que mais cresce. Nesse contexto, a pesquisa realizada buscou investigar a receptividade dos usuários dessa rede social acerca da comunicação estabelecida por empresas dentro do Twitter. Foi utilizado o método de pesquisa netnográfico, que permite ao pesquisador se inserir no meio virtual e dali extrair dados para a investigação, com o complemento de entrevistas em profundidade. Os relatos foram colhidos com usuários do Twitter selecionados a partir da observação de perfis na rede social e evidenciam, entre outras coisas, a disposição desses em receber e reenviar mensagens emanadas de empresas que buscam divulgar suas marcas, produtos e serviços na medida em que o conteúdo lhe desperta algum tipo de interesse. A percepção de que a rede social possui um grande poder capaz de construir e disseminar marcas, produtos ou serviços também é colhida, estando esse poder localizado no usuário do Twitter, que fará seu uso a partir do envio e reenvio de mensagens que fazem o efeito multiplicador da comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29889
Arquivos Descrição Formato
000779282.pdf (287.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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