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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorGuedes, Emerson Florespt_BR
dc.date.accessioned2011-06-29T06:00:31Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29896pt_BR
dc.description.abstractA responsabilidade social empresarial é um tema recente, polêmico e dinâmico, envolvendo desde a geração de lucros pelas empresas, em visão bastante simplificada, até a implantação de ações sociais no plano de negócios e no direcionamento estratégico das empresas, em contexto abrangente e complexo. O presente trabalho tem como objetivo estudar a percepção dos funcionários da agência de São Gabriel do Banco “X” sobre as práticas de responsabilidade social empresarial direcionadas ao público interno. A ideia é identificar se o banco está desenvolvendo plenamente a responsabilidade social, uma vez que, se a empresa quer ser socialmente responsável, uma boa estratégia é começar pela relação com seus funcionários. Não adianta apenas desenvolver ações sociais para o público externo se, internamente, as relações ainda são pouco desenvolvidas. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema da responsabilidade social empresarial, cultura empresarial e ética, mostrando as várias abordagens existentes sobre o tema e como a preocupação com os princípios éticos, valores morais e um conceito abrangente de cultura são necessários para que se estabeleçam critérios e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis. No desenvolvimento deste trabalho foi utilizada a metodologia de pesquisa de estudo de caso para estudar as práticas de responsabilidade social desenvolvidas no Banco “X” com relação ao se público interno. A pesquisa de campo foi desenvolvida através de um questionário com 12 perguntas, que abordaram os indicadores de qualidade de vida e respeito a diversidade, benefícios e recompensas, ascensão profissional e ética empresarial, buscando analisar a percepção dos funcionários da agência de São Gabriel, quanto as práticas de responsabilidade social desenvolvidas pelo Banco “X”. Percebeu-se com a pesquisa que os funcionários da Agência de São Gabriel (RS) do Banco “X” percebem como positivas e satisfatórias a abrangência e efetividade das práticas de responsabilidade social dentro dos indicadores analisados, verificando apenas posições discordantes quanto às questões que tratavam de assédio moral e ascensão profissional, mostrando que o Banco “X” deve analisar melhor seu posicionamento em relação a estes indicadores. Quanto à pesquisa bibliográfica ficou evidenciado que o comprometimento de uma empresa com a responsabilidade social passa, em primeiro lugar, pelo comportamento ético da empresa, e isso envolve o comprometimento com os empregados e com todos os stakeholders.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.titleResponsabilidade social empresarial e suas práticas com o público interno : o caso do banco "X"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBossle, Marilia Bonzaninipt_BR
dc.identifier.nrb000779295pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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