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A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática

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A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática

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Título A gestão de desempenho por competências no Banco Delta : um paralelo entre a teoria e a prática
Autor Mirapalheta, Everton Soares
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Rambo, Deise Antunes
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Avaliação de desempenho
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Resumo Em um panorama empresarial caracterizado pela competitividade e pela instabilidade, a gestão de pessoas desempenha um papel fundamental na gestão estratégica das organizações. A gestão por competências e a avaliação 360 graus são tendências de gestão de pessoas, utilizadas como alternativas para minimizar as dificuldades enfrentadas nas avaliações de desempenho tradicionais e para contribuir com o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações. O presente estudo tem como objetivo geral analisar a Gestão de Desempenho por Competências - GDC nas agências do Banco Delta no município de Rio Grande (RS), instituição que utiliza um modelo baseado nestas tendências. Para isso, realizou-se um estudo de caso nas cinco agências do Banco existentes no referido município. A obtenção dos dados para pesquisa, que possui caráter qualitativo, exploratório e descritivo, ocorreu através de entrevistas semi-estruturadas com dez funcionários do Banco, escolhidos por conveniência e por possuírem perfis variados. Além disso, foi analisada a documentação utilizada pela empresa para divulgar a GDC e treinar seus funcionários para o uso da ferramenta. A partir da transcrição do modelo concebido e das entrevistas, foi realizada uma análise do conteúdo e um paralelo entre a teoria sobre o modelo e o que se observou na prática. Os resultados obtidos indicam que o Banco Delta escolheu e utilizou concepções teóricas congruentes com o pensamento científico para desenvolver a GDC. Porém, as percepções dos funcionários sobre a utilização da ferramenta demonstram que existe uma distância entre a teoria e a prática, causando fragilidades no processo que dificultam a obtenção de crescimento das competências organizacionais e o desenvolvimento das pessoas envolvidas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/29897
Arquivos Descrição Formato
000779313.pdf (586.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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