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dc.contributor.advisorComas, Carlos Eduardo Diaspt_BR
dc.contributor.authorPellegrini, Ana Carolina Santospt_BR
dc.date.accessioned2011-07-07T06:00:35Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29932pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe nova abordagem no campo da preservação do legado da Arquitetura Moderna: o projeto como patrimônio. A tese dedica-se ao estudo de novas arquiteturas frutos de antigos projetos, mais particularmente, aquelas realizadas ou concluídas após o desaparecimento de seus autores. Tradicionalmente, o edifício tem sido o principal documento de toda a intervenção que vise à conservação patrimonial. O que esta tese aventa é a possibilidade deste protagonismo ser dividido com ou até mesmo substituído pelo projeto. Para tanto são estudados casos de completamentos e reconstruções de edificações exemplares, projetadas por mestres do Movimento Moderno, analisando não apenas o objeto construído, mas todo o processo e as circunstâncias que nele redundaram. A tese não almeja chegar a critérios conclusivos que definam categoricamente como proceder em relação a este tipo de operação, mas sim, debater sobre suas implicações teóricas, como as questões relativas à originalidade, autenticidade e pertinência.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis proposes a new approach in the field of Modern Architecture legacy preservation: the design as heritage. The text focuses on studying new architectures originated from old designs, particularly those built or finished after their authors passed away. Traditionally, the building has been the main document for any intervention that aims to conserve heritage. This thesis suggests that this main role could be shared or even replaced by the project. For this reason, completion and reconstruction cases of remarkable buildings designed by masters of the Modern Movement were studied, analyzing not only the built object, but also the whole process and the circumstances that leaded to its final result. The aim of the thesis is not achieving conclusive criteria for an ultimate definition about the referred operations; instead, the intention is debating on its theoretical implications, relatively to originality, authenticity and pertinency.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArquitetura modernapt_BR
dc.subjectProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subjectPatrimônio arquitetônicopt_BR
dc.subjectPreservação arquitetônicapt_BR
dc.subjectRestauração (Arquitetura)pt_BR
dc.subjectReconstrucaopt_BR
dc.titleQuando o projeto é patrimônio : a modernidade póstuma em questãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000778070pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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