Repositório Digital

A- A A+

Universidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB : centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana?

.

Universidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB : centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Universidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB : centro de treinamento ou espaço político-pedagógico de formação humana?
Autor Zacouteguy, Júlio Antônio
Orientador Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Banco do Brasil.
Educação continuada
Educação corporativa
Formação humana
Humanização
[es] Contexto flexible
[es] Educación corporativa
[es] Formación humana
[es] Humanización
[es] Sistema bancario
[es] Universidad corporativa
Resumo Esse estudo tem por objeto o sistema de educação corporativa do Banco do Brasil S.A., representado pela Universidade Corporativa Banco do Brasil – UNIBB, investigado no contexto do trabalho bancário no Rio Grande do Sul, do ponto de vista da humanização e da formação humana, definidas pela perspectiva pedagógica de Paulo Freire e Miguel Arroyo. De acordo com essa abordagem, a educação é um ato de interação entre humanos que busca a humanização e o “ser mais”. Tem como objetivo analisar o papel e o significado da UNIBB, como espaço político-pedagógico de formação humana, através da identificação das suas ações educativas, como se desenvolvem, suas contribuições para a formação humana e o significado da sua existência num ambiente organizacional como o Banco do Brasil, tendo como base o testemunho e narrativas do que vivenciaram, e vivenciam, os educandos, educadores e os responsáveis pelo planejamento e organização da UNIBB. A dissertação inicia com a contextualização do bancário frente ao processo de acumulação flexível, as transformações ocorridas nas suas atividades e as novas exigências dessa nova configuração, também são expostas visões sobre a universidade corporativa. Logo após, é apresentada a empresa Banco do Brasil e a sua Universidade Corporativa, onde foi realizado o estudo de caso. No próximo capítulo é discutida a educação, através da abordagem de Freire, Arroyo e outros autores, sobre a perspectiva da humanização e formação humana. A metodologia é descrita a seguir, tendo na seqüência a apresentação dos resultados e sua discussão e, por fim, as considerações finais. Esse estudo, que trabalha na perspectiva de contribuir para a aproximação entre a pesquisa acadêmica e o mundo do trabalho, principalmente com relação aos sistemas de educação corporativa desenvolvidos nas empresas brasileiras, possibilitou dar voz aqueles que participam do processo, com suas opiniões, contradições e propostas.
Resumen Este estudio tiene como objeto el sistema de educación corporativo del Banco del Brasil S A., representada por Universidad Corporativa Banco del Brasil – UNIBB, investigados en el marco de la labor bancario en Rio Grande do Sul, desde el punto de vista de humanización y de formación humana, definido por la perspectiva pedagógico de Paulo Freire y Miguel Arroyo. De acuerdo con este enfoque, la educación es un acto de interacción entre humanos que busca la humanización y la "ser más". Su objetivo es analizar el papel y la importancia de UNIBB, como espacio político-pedagógico de formación humana, a través de la identificación de las acciones educativas, en su evolución, sus contribuciones a la formación humana y del sentido de su existencia en un ambiente organizacional como el Banco de Brasil, sobre la base de los testimonios y relatos de lo que han experimentado, y experimentan, los estudiantes, educadores y responsables de la planificación y organización de UNIBB. La disertación comienza con la contextualización del trabajador de la banca frente al proceso de acumulación flexible, cambios en sus actividades y las nuevas exigencias de la nueva configuración, también están expuestos visiones sobre universidad corporativa. Poco después, se presenta la empresa Banco de Brasil y su Universidad Corporativa, donde fue realizado el estudio de caso. En la siguiente sección se debatió la educación, mediante el enfoque de Freire, Arroyo y otros autores, sobre la perspectiva de humanización y formación humana. La metodología se describen a continuación, y despues la presentación de los resultados y su debate y, por último, las consideraciones finales. Este estudio, que trabaja con el fin de contribuir al acercamiento entre la investigación académica y el mundo del trabajo, sobre todo en lo que respecta a los sistemas de educación corporativa desarrollada en las empresas brasileñas, ha permitido dar voz a aquellos que participan en el proceso, con sus opiniones, sus contradicciones y propuestas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29940
Arquivos Descrição Formato
000778552.pdf (591.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.