Repositório Digital

A- A A+

O mercado central de Porto Alegre e os caminhos invisíveis do negro : uma relação patrimonial

.

O mercado central de Porto Alegre e os caminhos invisíveis do negro : uma relação patrimonial

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O mercado central de Porto Alegre e os caminhos invisíveis do negro : uma relação patrimonial
Autor Vargas, Pedro Rubens Nei Ferreira
Orientador Marzulo, Eber Pires
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional.
Assunto Espaço público : Apropriação
Grupos étnicos
Mercado publico
Patrimônio histórico
Porto Alegre (RS)
[fr] Groupes étniques
[fr] Marché public de Porto Alegre
[fr] Patrimoine culturel
[fr] Urbanisme
Resumo A pesquisa analisa a influência do processo de restauração (1992 – 1997) realizado no Mercado Público de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasil, nas significações atribuídas àquela edificação por quatro grupos de sujeitos sociais: os técnicos que compuseram a Equipe Técnica de Restauração, os comerciantes que exercem suas atividades no Mercado, auto denominados de mercadeiros, os sacerdotes de religiões de matriz africana e os militantes do movimento negro local. A ênfase é dada a análise sobre a relação entre dois grupos sociais que extraem suas representações a partir de um recorte étnico. O conceito que embasa o trabalho é o de relação patrimonial onde o objeto deixa de ser o elemento estruturante da concepção de patrimônio, passando a ser esse elemento estruturador a relação que se estabelece entre os sujeitos sociais, o objeto (Mercado Público) e o cenário (espaço urbano). A base de dados que permitiu as conclusões deste estudo está alicerçada em uma pesquisa qualitativa que envolveu a coleta e a análise de doze entrevistas com representantes dos grupos sociais que formaram o recorte de população-alvo deste trabalho acadêmico.
Résumé La recherche en question anayse l’influence du processus de restauration (1992-1997) realisé dans le Marché Public de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, par rapport aux significations atribués à l’édifice par quatre diferents groups de sujets sociaux. L’emphasis est donnée à l’analyse de la rélation de deux groups sociaux avec le marche, pour lesquels sa réprésentation se fait para biais d’une vision étnique. Le concept de base du travail est la rélation patrimoniale où l’objet (construction) perd son role d’élément struturant de la concéption de patrimoine, et est substitué par la rélation qui s’établi entre les sujets sociaux, l’objet (marche public) et la scène (espace urbain).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29943
Arquivos Descrição Formato
000777746.pdf (6.680Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.