Repositório Digital

A- A A+

Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS

.

Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet : o caso do curso de graduação em administração da EA/UFRGS
Autor Carvalho, Mario Cesar dos Santos de
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Competências
Educação a distância (EaD)
Tutoria à distância
[en] Competences
[en] Distance education
[en] Online tutor
[en] Resources
Resumo O presente estudo tem por objetivo principal a identificação e caracterização das competências fundamentais requeridas ao tutor para atuar em programas de educação a distância mediados pela internet, utilizando o caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A motivação para a realização deste estudo surgiu das dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino superior em capacitar profissionais para atuar como tutores em cursos on-line, dada a velocidade com que a modalidade a distância vem crescendo no Brasil, e a própria necessidade de identificar quais recursos são fundamentais para o trabalho dos tutores. Neste contexto, a pesquisa parte de um referencial teórico sustentado pelas seguintes temáticas: educação a distância e competências, com ênfase nas contribuições de Zarifian (2001) – noções de competência, evento, comunicação e serviço – e Le Boterf (1999) – conceitos de competência e recursos. A partir de tais conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, foi elaborada a pesquisa exploratória, composta de uma etapa de coleta de dados e de análise do caso do curso de graduação em Administração, modalidade a distância, da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na etapa de coleta de dados, foram realizadas entrevistas com 13 tutores, 03 coordenadores de pólo, 02 gestores e 05 alunos e foram analisados documentos do curso. Durante a execução do estudo, o pesquisador atuou como Coordenador de Tutoria do curso em questão, sendo, então, um observador participante. Após a triangulação dos dados e retorno ao referencial teórico, iniciou-se a etapa de análise. Os documentos foram analisados por análise documental e as entrevistas por análise de conteúdo. Ao final da análise, os resultados obtidos foram duas competências fundamentais: atendimento aos alunos e interação com a equipe de EAD para trocas de informações, conhecimentos e inovações, além de um conjunto de recursos: pessoais, de conhecimentos e de habilidades, que são os elementos que possibilitam aos tutores agir com competência nos cursos de EAD mediados pela internet.
Abstract The present study aims to identify and characterize the fundamental competences required to the online tutors for working in internet based distance education programs. The case study was done on the undergraduate management course at the Management School of Federal University of Rio Grande do Sul. The motivation for this study emerged from the difficulties faced by universities on training teachers to work as online tutors, considering the huge growth distance education programs in Brazil and the intrinsic need for identifying which are the fundamental resources for the online tutors job. Within this context, this research initiates based on a theoretical frame of reference supported by the following topics: distance education and competences, emphasizing the studies of Zarifian (2001) – notion of competence, event, communication and service – and Le Boterf (1999) – concepts of competence and resources. Initiating from these concepts gathered during the literature review, an exploratory research was developed, including a stage of collects of data and an analysis of the undergraduate management course at the Management School of Federal University of Rio Grande do Sul. Documents and interviews with 13 online tutors, 03 class coordinators, 02 managers and 05 students were analyzed. During the present study, the author worked as an online tutor coordinator on the case study course, characterizing himself as a participant-observer. After the triangulation and the return to the theoretical frame, the analysis was initiated. The documents were analyzed by documental analysis and the interviews by content analysis. As results, two fundamental competences were obtained: students attendance and interaction with distance education program colleagues for information, knowledge and innovation exchanges. It was also obtained a group of personal, knowledge and skills resources which able online tutors to act with competence on internet based distance education programs.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/29974
Arquivos Descrição Formato
000780002.pdf (995.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.